Questões de Concurso Público TRT - 13ª Região (PB) 2022 para Analista Judiciário - Medicina Psiquiátrica

Foram encontradas 5 questões

Q1993736 Psiquiatria
Paciente do sexo masculino, 28 anos de idade, é trazido ao serviço de psiquiatria pela sua família; a família refere que, há cerca de 2 semanas, o paciente iniciou quadro de agitação psicomotora, deixou de comparecer ao trabalho, apresentou discurso místico em que alegava que era uma divindade e podia se comunicar por meio de ondas de rádio e reduziu progressivamente as horas de sono, a ponto de não dormir mais nas últimas noites. O paciente foi levado ao serviço de emergência psiquiátrica da região há cerca de 5 dias e foi medicado com haloperidol. No momento da consulta apresenta significativa melhoras dos referidos sintomas.
O caso representa uma situação comumente vivenciada pelo médico psiquiatra e duas grandes hipóteses diagnósticas são levantadas.
Sobre a diferenciação entre um quadro de Esquizofrenia ou de Transtorno Bipolar do Tipo I, é correto afirmar que
Alternativas
Q1993742 Psiquiatria
Os agentes antipsicóticos são comumente prescritos para o tratamento da esquizofrenia, como também para o tratamento da mania bipolar. Esses agentes são classificados em dois grupos, os antipsicóticos típicos, ou de primeira geração, e os antipsicóticos atípicos, ou de segunda geração.
A característica farmacológica dos agentes antipsicóticos típicos é
Alternativas
Q1993749 Psiquiatria
Assinale a opção que indica o transtorno que costuma cursar com alucinações visuais na quase totalidade dos casos.
Alternativas
Q1993751 Psiquiatria
Assinale a opção que apresenta a correta associação entre uma característica psicopatológica e um transtorno mental no qual ela tipicamente ocorre.
Alternativas
Q1993768 Psiquiatria
Uma mulher de 63 anos desenvolveu sintomas psicóticos, incluindo delírios e alucinações auditivas, sem causa aparente. Ela disse que alguém queria machucá-la e estava falando sobre ela. Às vezes, ela dizia a seus familiares que ouvia batidas na porta e exibia expressão emocional e avolição diminuídas. Ela precisava do apoio dos familiares para realizar atividades diárias e se comunicar com outras pessoas. Sua qualidade de sono era ruim, mas ela não apresentava distúrbios da consciência. Foi tratada inicialmente com olanzapina e apresentou reversão completa dos sintomas psicóticos, embora tenha apresentado sintomas extrapiramidais significativos. Não havia história familiar ou pretérita de doenças psiquiátricas ou de episódios psicóticos. A ressonância de crânio dessa paciente revelou-se normal, porém o exame do líquor revelou aumento de proteína TAU fosforilada e diminuição da proteína beta amiloide. A genotipagem da APOE revelou alelos e4/e4.
A principal hipótese diagnostica para este caso é
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: D
4: E
5: C