Questões de Concurso Público TCE-TO 2022 para Analista Técnico - Medicina

Foram encontradas 5 questões

Q1980769 Medicina
O tratamento da insuficiência cardíaca tem apresentado novidades que resultaram em melhora nos indicadores de hospitalização e mortalidade.
Além dos medicamentos que atuam sobre o sistema renina-angiotensina, betabloqueadores e antagonistas mineralocorticoides, estudos mais recentes sugerem benefício no tratamento desses pacientes com o uso do seguinte grupo de medicamentos:
Alternativas
Q1980780 Medicina
Homem de 48 anos apresenta história de dor na panturrilha direita há três dias, que se iniciou após a prática de diversos exercícios na academia que frequenta. Ele está se preparando para correr uma meia maratona (21km) e tem feito uso de suplementos vitamínicos. Ao exame físico, não há edema ou mudança de cor no local da dor, mas esta tem piorado progressivamente. No exame físico seu pulso apresentava frequência de 88bpm e a pressão arterial era de 120/80mmHg. Para a investigação desse paciente, a próxima etapa deve ser:
Alternativas
Q1980785 Medicina
A manifestação cardiovascular mais frequente na doença de Graves é: 
Alternativas
Q1980799 Medicina
Homem de 75 anos apresenta quadro de dor importante na região interescapular. Sua história médica inclui hipertensão arterial, infarto agudo do miocárdio há alguns anos e tabagismo prévio. Encontra-se ansioso; pressão arterial = 180/110mmHg; frequência cardíaca = 110bpm.
O ECG mostra infarto antigo da parede inferior, mas não apresenta alterações isquêmicas agudas. A radiografia do tórax apresenta alargamento do mediastino e a tomografia computadorizada do tórax mostra dissecção da aorta descendente que não envolve as artérias renais (tipo II de Stanford).
O mais apropriado para a próxima etapa na abordagem terapêutica desse paciente é:
Alternativas
Q1980800 Medicina
Paciente de 18 anos, masculino, apresenta queixa de episódios frequentes de palpitação. O exame físico mostra frequência cardíaca variando de 160 a 180bpm; pressão arterial = 110/70mmHg; ritmo cardíaco irregular, com bulhas normofonéticas e sem sopros. Eletrocardiograma apresentou traçado compatível com taquicardia supraventricular (TSV). Após reversão com adenosina, foi realizado um Holter 24 horas, durante o qual o paciente não apresentou sintomas. Esse exame evidenciou ritmo de base variável alternando TSV e ritmo sinusal com intervalo P-R curto, onda delta e prolongamento do QRS.
O diagnóstico desse jovem é:
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: B
4: A
5: E