Questões de Concurso Público Senado Federal 2022 para Consultor Legislativo - Minas e Energia

Foram encontradas 2 questões

Q1988607 Engenharia Ambiental e Sanitária
O Plano Decenal de Expansão Energia 2031, projeta um decaimento da intensidade energética até 2031, influenciada por uma perda de participação de indústrias energointensivas, por mudança na participação dos setores no consumo de energia, pela incidência de ganhos de eficiência, bem como por esforços relacionados à mitigação das mudanças do clima.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. O consumidor energointensivo utiliza grandes quantidades de energia elétrica, gás natural, entre outras fontes energia. No caso específico de grande consumo de eletricidade, o consumidor é conhecido como eletrointensivo.
II. O Indicador de Intensidade Energética é a razão entre o consumo de energia de um país, expresso em alguma unidade energética (por exemplo, em tep), e o valor do seu PIB, mensurado em unidades monetárias.
III. O Indicador de Intensidade Energética é também considerado uma medida da eficiência da utilização da energia para a geração de riqueza no país. Um Indicador de Intensidade Energética muito alto aponta a necessidade de utilizar menos energia para gerar cada unidade de PIB.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1988627 Engenharia Ambiental e Sanitária
Por sua matriz com alta participação de renováveis, os desafios do Brasil na mitigação das emissões de GEE passam por uma vasta gama de alternativas que possuem custos e benefícios bastante variados, cabendo ao País escolher aquelas ações mais custo-efetivas.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. Por contar com grande participação de fontes renováveis, que dependem intrinsicamente do comportamento das variáveis climáticas, o sistema energético brasileiro precisa se preparar em relação a vulnerabilidades decorrentes de variações nos padrões de temperatura, precipitação, vento e insolação ao longo do território nacional que, em última instância, podem impactar a distribuição dos recursos renováveis e a oferta de energia.
II. A bioeletricidade, em especial aquela proveniente do bagaço de cana, apresenta potencial de aproveitamento para produção de energia elétrica no SIN bastante competitivo. A bioeletricidade proveniente do bagaço de cana possui um “negócio” multicommodity, envolvendo a comercialização de quatro produtos: açúcar, etanol, eletricidade e créditos de carbono.
III. A mudança climática global não impacta a indústria de energia eólica por não ser influenciada pelo clima regional, não afetando a variabilidade anual das velocidades do vento, dos índices de vento e da densidade de energia.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Respostas
1: B
2: B