Questões de Concurso Público SEAD-AP 2022 para Professor de Educação Básica - História

Foram encontradas 15 questões

Q2016221 História
O nome Rota da Seda é uma convenção historiográfica do século XIX para designar o fluxo comercial ancestral da Eurásia. Na verdade, a Rota da Seda era um conjunto de vias comerciais, ao norte e ao sul, através das estepes, desertos, montanhas e mares, conectando desde a costa chinesa do Pacífico às costas atlânticas da Europa e da África; da Escandinávia ao Oceano Índico.
A respeito da história milenar da Rota da Seda, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2016222 História
42_00.png (351×153)

A expressão “Era Axial” indica um período de renovação espiritual que teria ocorrido simultaneamente nas grandes civilizações antigas do Ocidente e do Oriente, no primeiro milênio AEC. Na China, surgiram o taoísmo e o confucionismo; na Índia, o budismo; no Irã, o zoroastrismo; na Palestina, o profetismo monoteísta; e na Grécia, a filosofia.
Com base em seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir, sobre as grandes mudanças que ocorreram durante a Era Axial.
I. Afirma-se o espaço político e intelectual da polis e, com ela, a figura do filósofo capaz de explicar conceitualmente a conexão lógica entre a esfera do divino e a da verdade. II. Afirma-se o monoteísmo na Palestina, fortalecendo uma religiosidade baseada na Lei e nos Profetas, com a valorização da responsabilidade ética do homem diante do Criador. III. Afirma-se o zoroastrimo, uma religião dualista que interpreta o universo por meio da oposição entre os princípios transcendentes do Bem e do Mal.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2016223 História
Em 1640, Portugal separou-se da Espanha depois de sessenta anos de união dinástica, e a monarquia Bragança defrontou-se com uma série de desafios internacionais.
As afirmativas a seguir descrevem corretamente os desafios da Restauração Portuguesa, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q2016224 História
Relacione os pensadores do absolutismo moderno a seus respectivos princípios teóricos.
1. Maquiavel 2. Thomas Hobbes 3. Jean-Bénigne Bossuet
( ) “Os príncipes agem como ministros de Deus, sendo seu lugartenente na terra. Assim, o trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus”. ( ) “Nos corpos políticos o poder do representante é sempre limitado, e quem estabelece seus limites é o poder soberano. Porque o poder ilimitado é soberania absoluta.”. ( ) “Aqueles que, por suas virtudes, tornam-se príncipes, conquistam o principado com dificuldade, mas com facilidade o conservam; e os obstáculos que se lhes apresentam no conquistar o principado, em parte nascem das novas disposições e sistemas de governo que são forçados a introduzir para fundar o seu Estado e estabelecer a sua segurança”.
Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q2016225 História
Na historiografia da Revolução Francesa, o fenômeno do Terror é objeto de amplo debate. A esse respeito, leia a caracterização de François Furet.
“As circunstâncias que cercam o nascimento do Terror serviram de meio de desenvolvimento à ideologia e às práticas progressivas das instituições terroristas. Tal ideologia, presente na revolução de 1789, é anterior às instituições, e delas possui uma realidade independente, ligada à natureza da cultura revolucionária francesa mediante três itinerários de ideias: o da regeneração do homem, que faz com que a Revolução Francesa se assemelhe a uma anunciação de tipo religioso; a ideia de que a política pode tudo; e a jurisdição ilimitada atribuída à soberania.”
FURET, F. “O Terror” in Dicionário Crítico da Revolução Francesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989, pp. 157-58.
Com base no texto, assinale a afirmativa que identifica corretamente a perspectiva revisionista de Furet sobre o Terror.
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: D
4: A
5: E