Questões de Concurso Público SEAD-AP 2022 para Perito Criminal - Biólogo

Foram encontradas 3 questões

Q2019090 Biologia
No período de janeiro a outubro de 2021, a cidade de Macapá registrou um aumento do número de casos da doença de Chagas. De acordo com um pesquisador do Centro de Doenças Tropicais do Amapá, o consumo de açaí contaminado foi a principal forma de transmissão do patógeno.
Com relação à doença de Chagas, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A doença é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, um hemoflagelado. Atualmente, a transmissão da doença através de seu principal vetor, o inseto hematófago do gênero Lutzomyia, está controlada. ( ) A doença costuma afetar o coração da pessoa infectada, causando dilatação do órgão e insuficiência cardíaca. Ainda não existe uma vacina disponível para a população que seja segura e eficaz. ( ) O T. cruzi pode apresentar diferentes formas. Em mamíferos, no sangue, encontra-se sob a forma tripomastigota, móvel e extremamente infectante; já no interior das células, encontra-se sob a forma amastigota.
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2019112 Biologia
Em uma investigação, sabe-se que a vítima está com uma infecção provocada por diplococos Gram-negativos que apresentam a morfologia característica representada por lados adjacentes achatados, com um formato semelhante a grãos de feijão.
A infecção em questão pode ser a
Alternativas
Q2019113 Biologia
A filariose linfática é uma endemia de transmissão vetorial inserida em algumas áreas urbanas brasileiras, representando importante problema sanitário. No Brasil, ainda que o número de casos venha se reduzindo, milhares de pessoas estão infectadas. Entre os indivíduos infectados, uma parte tende a evoluir até as manifestações crônicas da doença. Sua importância é justificada tanto pelo número de casos como pela morbidade associada ao dano linfático.
A filariose linfática é causada por
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: C