Questões de Concurso Público SEAD-AP 2022 para Perito Criminal - Biólogo

Foram encontradas 30 questões

Q2019086 Biologia
Em casos de crime de estupro, a detecção da presença de sêmen humano é um fator de grande auxílio nas investigações forenses. Com relação ao sêmen humano, analise os itens a seguir:
I. O sêmen é formado por espermatozoides e secreções provenientes das glândulas acessórias – próstata, vesículas seminais e bulbouretrais. II. A próstata produz um líquido que contém nutrientes para o metabolismo dos espermatozoides; as glândulas bulbouretrais contribuem com substâncias para neutralizar o meio geralmente ácido da vagina; as vesículas seminais contribuem com substrato energético para o espermatozoide e com prostaglandinas que influenciam sua motilidade e transporte. III. A enzima fosfatase ácida é produzida nos epidídimos, sendo encontrada em quantidade extremamente elevada no esperma humano. Essa enzima pode ser utilizada em investigações forenses para identificar a presença de sêmen em casos de abuso sexual, mesmo quando o suspeito é vasectomizado.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2019087 Biologia
O ‘teste de diatomáceas’ consiste na análise quantitativa e qualitativa de algas diatomáceas encontradas nos tecidos internos das vítimas de afogamento. A recuperação post-mortem destas algas é possível porque elas são constituídas por uma parede extracelular, conhecida como frústula, que é resistente a vários ácidos utilizados no processo de degradação de tecidos orgânicos em laboratório.
(Adaptado de: https://revista.rbc.org.br/index.php/rbc/article/view/67/pdf_13.)

A frústula das diatomáceas é composta tipicamente por
Alternativas
Q2019088 Biologia
Um estudo publicado no periódico acadêmico Research, Society and Development mostrou que a inoculação microbiana de feijãocaupi com o rizóbio Bradyrhizobium japonicum leva ao aumento da produção e do tamanho das sementes. A inoculação constituise, assim, em uma alternativa vantajosa para uso pelos agricultores familiares amapaenses, que podem maximizar a produção, além de dispensar a adubação nitrogenada.
Com relação à interação planta-microrganismo decorrente da inoculação microbiana citada no texto, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. 
( ) A associação leguminosa-rizóbio gera nitrogênio disponível para as plantas, substituindo os fertilizantes industriais e evitando, assim, riscos de danos ao ambiente, como a ocorrência de eutrofização. ( ) Os microrganismos rizóbios fixam o nitrogênio do ar atmosférico para utilizar em sua própria atividade autotrófica e, como consequência, enriquecem o solo com as substâncias fotoassimiladas – por exemplo, aminoácidos e auxinas que estimulam o crescimento das plantas. ( ) O primeiro produto importante da fixação do nitrogênio é a amônia, principal substância nitrogenada absorvida pelos organismos. A reação de fixação é catalisada pelo complexo enzimático nitrogenase, que requer um ambiente altamente aeróbio, possível graças à ação fotossintética das plantas.
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2019089 Biologia
Em 1958, pela primeira vez, o hormônio de crescimento (GH), obtido de uma glândula de cadáveres, foi purificado e aplicado a um adolescente que apresentava deficiência deste hormônio. Nos anos que se seguiram, a extração de GH de cadáveres difundiu-se, ainda que em quantidade insuficiente para atender a demanda. Em 1985, porém, o GH sintético passou a ser produzido pela técnica do DNA recombinante, o que permitiu a oferta ilimitada do hormônio para uso terapêutico.
(Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0004-27302008000500001)
 A glândula responsável pela produção de GH é a(o)
Alternativas
Q2019090 Biologia
No período de janeiro a outubro de 2021, a cidade de Macapá registrou um aumento do número de casos da doença de Chagas. De acordo com um pesquisador do Centro de Doenças Tropicais do Amapá, o consumo de açaí contaminado foi a principal forma de transmissão do patógeno.
Com relação à doença de Chagas, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A doença é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, um hemoflagelado. Atualmente, a transmissão da doença através de seu principal vetor, o inseto hematófago do gênero Lutzomyia, está controlada. ( ) A doença costuma afetar o coração da pessoa infectada, causando dilatação do órgão e insuficiência cardíaca. Ainda não existe uma vacina disponível para a população que seja segura e eficaz. ( ) O T. cruzi pode apresentar diferentes formas. Em mamíferos, no sangue, encontra-se sob a forma tripomastigota, móvel e extremamente infectante; já no interior das células, encontra-se sob a forma amastigota.
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: C
4: A
5: B