Questões de Concurso Público Prefeitura de Manaus - AM 2022 para Médico Infectologista

Foram encontradas 9 questões

Q1905373 Medicina
Paciente de 52 anos, previamente hígida, internada há 48h com febre, calafrios, disúria e punho percussão lombar positiva à esquerda. Foi iniciado tratamento empírico com ceftriaxone e a paciente evoluiu com melhora clínica importante. 
Realizou ultrassonografia de vias urinárias que não revelou complicações e a urinocultura revelou crescimento de Escherichia Coli 105 UFC/ml sensível a todas quinolonas, aminoglicosídeos, cefalosporinas de terceira geração, sulfametoxazol trimetoprima e carbapenemas. 
O médico assistente pretende dar alta com antibioticoterapia pela via oral. 
Com relação ao tratamento ambulatorial do caso, assinale a opção que contém a conduta adequada.
Alternativas
Q1905376 Medicina
Paciente de 34 anos, vive com HIV há 10 anos, diabético em uso de metformina 2g/dia e fez uso regular de tenofovir/lamivudina e efavirenz desde o diagnóstico até 2020, quando a terapia foi trocada para tenofovir, lamivudina e dolutegravir 1 x ao dia. Mantém carga viral para HIV indetectável há 12 anos, sem intercorrências clínicas.  Sobre a conduta de troca da terapia que ocorreu em 2020, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q1905378 Medicina

Em pacientes com sepse cutânea por Staphylococcus aureus oxacilina resistente, a droga que deve ser evitada em paciente em uso crônico de fluoxetina é a 

Alternativas
Q1905383 Medicina
Paciente de 18 anos, iniciou a vida sexual há 2 meses. Veio à clínica da família com queixa de dor e ulceração (lesões em espelho) há 2 semanas na região de grandes lábios. Foi feito diagnóstico de donovanose. 
Assinale a opção que contém o agente etiológico da doença e seu tratamento adequado.
Alternativas
Q1905386 Medicina
Paciente de 75 anos, reside em casa de apoio, hipertensa e diabética, sem internações prévias.  Há 10 dias, iniciou quadro de febre alta, coriza e prostração. Seu clínico fez diagnóstico de Influenza A, por meio de pesquisa de pcr em painel respiratório. A paciente permaneceu sob cuidados ambulatoriais com sintomáticos e teve melhora da febre após 4 dias. 
No sétimo dia de doença retorna quadro de febre, agora associado à tosse produtiva e importante queda do estado geral. Foi novamente avaliada pelo clínico que nota taquipneia (25 irpm)  e hipotensão postural. Saturação de 97% em ar ambiente e crepitações localizadas na base direita. O mesmo encaminha a paciente para internação com recomendação de oseltamivir e antibioticoterapia com amoxicilina/clavulanato e azitromicina. Após 72h de terapia, a paciente se mantem febril, com tosse e queixa-se de dor torácica localizada à D. 
Ao exame físico mais taquipneica e SATO2 92% em ar ambiente, além de apresentar intensa prostração.  RX de TX revela condensação na base direita, sem outras complicações. Laboratório revelou leucocitose com desvio, proteína C reativa e procalcitonina elevadas. 
A conduta adequada, neste momento, deve ser 
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: E
5: D