Questões de Concurso Público Prefeitura de Manaus - AM 2022 para Médico Infectologista

Foram encontradas 30 questões

Q1905372 Medicina
Vacinação contra SARS-COV-2 é a melhor forma de prevenção contra a doença. O Brasil já apresenta grande parte da população vacinada. O esquema preconizado de três doses é recomendado para a maioria da população e alguns indivíduos já apresentam liberação para a quarta dose. 
Dentre os indivíduos listados a seguir, assinale aquele que, em nosso país, deve receber a quarta dose e o respectivo intervalo entre esta e a terceira dose aplicada.
Alternativas
Q1905373 Medicina
Paciente de 52 anos, previamente hígida, internada há 48h com febre, calafrios, disúria e punho percussão lombar positiva à esquerda. Foi iniciado tratamento empírico com ceftriaxone e a paciente evoluiu com melhora clínica importante. 
Realizou ultrassonografia de vias urinárias que não revelou complicações e a urinocultura revelou crescimento de Escherichia Coli 105 UFC/ml sensível a todas quinolonas, aminoglicosídeos, cefalosporinas de terceira geração, sulfametoxazol trimetoprima e carbapenemas. 
O médico assistente pretende dar alta com antibioticoterapia pela via oral. 
Com relação ao tratamento ambulatorial do caso, assinale a opção que contém a conduta adequada.
Alternativas
Q1905374 Medicina
Adolescente de 17 anos, cartão vacinal completo, iniciou há 72h quadro de febre baixa associada à dor no ouvido direito. Hoje amanheceu com edema na parótida direita. Foi feita hipótese de parotidite epidêmica pelo médico emergencista. A mãe, muito preocupada com o vestibular que será em 7 dias, solicita orientações com relação à quarentena do menino. 
Caso a hipótese se confirme, assinale a opção que indica o tempo em que o adolescente deve manter o isolamento. 
Alternativas
Q1905375 Medicina

O diagnóstico de tuberculose pulmonar é fundamental para controle da doença e sem tratamento. 

Sobre o diagnóstico das formas de tuberculose no adulto, assinale a afirmativa correta. 

Alternativas
Q1905376 Medicina
Paciente de 34 anos, vive com HIV há 10 anos, diabético em uso de metformina 2g/dia e fez uso regular de tenofovir/lamivudina e efavirenz desde o diagnóstico até 2020, quando a terapia foi trocada para tenofovir, lamivudina e dolutegravir 1 x ao dia. Mantém carga viral para HIV indetectável há 12 anos, sem intercorrências clínicas.  Sobre a conduta de troca da terapia que ocorreu em 2020, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: E
5: D