Questões de Concurso Público Prefeitura de Manaus - AM 2022 para Biólogo

Foram encontradas 5 questões

Q1962291 Biologia
A Secretaria Municipal de Saúde de Manaus – SEMSA, em sua página da internet, recomenda que o turista que viaja para a região Amazônica seja vacinado contra a febre amarela com pelo menos 10 dias de antecedência da viagem. Com relação à doença citada, analise as afirmativas a seguir.

I. Febre amarela, dengue e Chikungunya são causadas por flavivírus, transmitidos pela fêmea contaminada do mosquito Aedes aegypti. No ciclo silvestre da febre amarela, em áreas florestais, o vetor é principalmente o mosquito Haemagogus. II. A vacina atual contra a febre amarela tem como base o vírus atenuado. O tipo de proteção oferecido pela vacina é a imunidade ativa adquirida artificialmente. III. A forma grave da doença caracteriza-se por apresentar, em estágio avançado, insuficiência hepática e renal, icterícia e manifestações hemorrágicas.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1962297 Biologia
Embora pareça uma doença do passado, a sífilis está mais presente do que nunca. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a sífilis atinge mais de 12 milhões de pessoas em todo o mundo. Ainda que tenha tratamento e cura, a doença pode levar o paciente a graves complicações, inclusive ao óbito.
(http://aps.saude.gov.br/noticia/14217)

Com relação à sífilis, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A sífilis primária é caracterizada pelo surgimento de uma úlcera , o “cancro duro”, que ocorre no local de entrada do treponema. Esse estágio pode durar entre duas e seis semanas e desaparece espontaneamente, independentemente de tratamento. ( ) O período latente ocorre entre a sífilis primária e a secundária. Nesse estágio não se observam sintomas clínicos na pessoa infectada e a única forma de transmissão possível é a vertical. ( ) A infectividade da doença por transmissão sexual aumenta com o passar do tempo, sendo maior na sífilis terciária. Essa maior transmissibilidade explica-se pela intensa multiplicação do patógeno na corrente sanguínea e linfática.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q1962306 Biologia
Duas espécies de ancilostomídeos parasitam com frequência os seres humanos e são responsáveis por uma doença que tipicamente causa anemia, a ancilostomíase.

O mais frequente dos ancilostomídeos humanos é
Alternativas
Q1962311 Biologia
Um grupo de pesquisadores realizou um estudo de coorte, com o objetivo de estimar a incidência de diabetes tipo II em uma comunidade urbana de Manaus. O estudo serviu também para identificar grupos populacionais de maior risco para a doença, de modo a orientar políticas públicas voltadas para a sua prevenção.

Com relação aos conceitos básicos de bioestatística mencionados acima, analise os itens a seguir.

I. Um estudo de coorte acompanha um determinado grupo de pessoas por um determinado período de tempo. É indicado para verificar a incidência de uma doença. II. A incidência da doença na população é obtida através da verificação do número de pessoas sadias e do número de pessoas que apresentavam diabetes, em um único momento. III. O surgimento de novas drogas, que permitem a maior sobrevida das pessoas com diabetes, leva a uma diminuição da incidência da doença.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1962317 Biologia
A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoário. Além de febre alta, o paciente pode apresentar sintomas como calafrios, tremores, sudorese, dor de cabeça e, em alguns casos, podem surgir náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite.

Com relação ao agente causador da malária e seu ciclo de vida, analise os itens a seguir.

I. O agente etiológico da malária é o protozoário do gênero Plasmodium, sendo que P. falciparum é responsável, em geral, por uma forma grave da doença. II. O Plasmodium, é um protozoário do grupo dos apicomplexos. Nesse grupo, a forma infectante, o gametócito, apresenta um complexo apical, formado por organelas especializadas para a penetração nas células hepáticas do hospedeiro. III. A febre e os calafrios surgem em intervalos regulares, de 48 a 72h, tempo necessário para que os esporozoítos sofram esquizogonia e tornem-se merozoítos, que passam à corrente sanguínea, após o rompimento dos hepatócitos.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: A
5: A