Questões de Concurso Público Prefeitura de Manaus - AM 2022 para Biólogo

Foram encontradas 7 questões

Q1962291 Biologia
A Secretaria Municipal de Saúde de Manaus – SEMSA, em sua página da internet, recomenda que o turista que viaja para a região Amazônica seja vacinado contra a febre amarela com pelo menos 10 dias de antecedência da viagem. Com relação à doença citada, analise as afirmativas a seguir.

I. Febre amarela, dengue e Chikungunya são causadas por flavivírus, transmitidos pela fêmea contaminada do mosquito Aedes aegypti. No ciclo silvestre da febre amarela, em áreas florestais, o vetor é principalmente o mosquito Haemagogus. II. A vacina atual contra a febre amarela tem como base o vírus atenuado. O tipo de proteção oferecido pela vacina é a imunidade ativa adquirida artificialmente. III. A forma grave da doença caracteriza-se por apresentar, em estágio avançado, insuficiência hepática e renal, icterícia e manifestações hemorrágicas.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1962295 Biologia
Evidências científicas mostram que a suplementação com vitamina A em crianças de 6 a 59 meses de idade levam à uma redução do risco global de morte em 24% e de mortalidade por diarreia em 28%. No Brasil, o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (PNSVA) tem como objetivo reduzir e controlar a hipovitaminose A.

A deficiência de vitamina A pode ocasionar, entre outros sintomas,
Alternativas
Q1962297 Biologia
Embora pareça uma doença do passado, a sífilis está mais presente do que nunca. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a sífilis atinge mais de 12 milhões de pessoas em todo o mundo. Ainda que tenha tratamento e cura, a doença pode levar o paciente a graves complicações, inclusive ao óbito.
(http://aps.saude.gov.br/noticia/14217)

Com relação à sífilis, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A sífilis primária é caracterizada pelo surgimento de uma úlcera , o “cancro duro”, que ocorre no local de entrada do treponema. Esse estágio pode durar entre duas e seis semanas e desaparece espontaneamente, independentemente de tratamento. ( ) O período latente ocorre entre a sífilis primária e a secundária. Nesse estágio não se observam sintomas clínicos na pessoa infectada e a única forma de transmissão possível é a vertical. ( ) A infectividade da doença por transmissão sexual aumenta com o passar do tempo, sendo maior na sífilis terciária. Essa maior transmissibilidade explica-se pela intensa multiplicação do patógeno na corrente sanguínea e linfática.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q1962301 Biologia
A maternidade Moura Tapajóz, da Prefeitura de Manaus, realizou no dia 19/03/2022, mais de 70 procedimentos no segundo mutirão para a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU). A colocação do dispositivo faz parte do programa de planejamento familiar oferecido gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
https://www.manaus.am.gov.br/noticia/segundo-mutirao-de-insercao-de-diu-da-maternidade-moura-tapajoz-atendeu-a-mais-de-70-mulheres-neste-sabado/

Com relação ao DIU com cobre e seu uso, analise os itens a seguir:

I. Existem modelos de DIU cujo efeito, após inserção, é de até 10 anos. Após a remoção, a recuperação da fertilidade da mulher é imediata.
II. A ação do DIU ocorre após a fecundação, já que o dispositivo impede a implantação do blastocisto no endométrio.
III. O DIU não provoca efeitos adversos, podendo ser inserido em adolescentes, lactantes e mesmo em mulheres em vigência de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), como AIDS.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1962306 Biologia
Duas espécies de ancilostomídeos parasitam com frequência os seres humanos e são responsáveis por uma doença que tipicamente causa anemia, a ancilostomíase.

O mais frequente dos ancilostomídeos humanos é
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: A
5: A