Questões de Concurso Público EPE 2022 para Analista de Pesquisa Energética - Transmissão de Energia

Foram encontradas 4 questões

Q1902264 Engenharia Elétrica

Atenção! O sistema elétrico apresentado abaixo diz respeito à questão a seguir. 



A rede elétrica pode ser representada por meio de modelo com parâmetros de admitância, que é chamado de matriz de admitância de barra (Ybarra).

Sendo assim, a matriz Ybarra, que representa o sistema elétrico acima, é dada por

Alternativas
Q1902267 Engenharia Elétrica

No diagrama unifilar a seguir, mostram-se as variáveis especificadas em cada barra do sistema. 

Imagem associada para resolução da questão


Logo, o problema de fluxo de potência, pelo método de Newton, terá a matriz jacobiana quadrada de ordem igual a

Alternativas
Q1902273 Engenharia Elétrica

Na figura a seguir, tem-se a representação de um sistema do tipo máquina versus barra infinita, onde xt2 é a reatância de transferência entre a barra terminal do gerador (Barra t) e a barra infinita (Barra 2), x'd é a reatância transitória de eixo direto da máquina, Imagem associada para resolução da questãoé o fasor tensão interna da máquina, δ é o ângulo de carga da máquina, Imagem associada para resolução da questão é o fasor tensão da barra infinita, H é a constante de inércia da máquina, Pelétrico é a potência elétrica da máquina e Pmec é a potência mecânica da máquina.


Imagem associada para resolução da questão


A equação de oscilação da máquina para a condição apresentada é dada por

Alternativas
Q1902278 Engenharia Elétrica
A transmissão em corrente contínua é atualmente uma tecnologia consolidada, e as técnicas de controle utilizadas nas conversoras, um assunto bastante estudado. A figura a seguir ilustra o modelo simplificado de um elo de corrente contínua.
Imagem associada para resolução da questão
Considerando esse modelo e as relações entre as grandezas das conversoras, analise os itens a seguir.
I. A corrente no elo é dada pela expressão, Imagem associada para resolução da questão  onde Vdr e Vdi são as tensões no retificador e inversor, respectivamente, e R é a resistência da linha de transmissão.
II. A corrente Id pode ser controlada alterando-se o ângulo de disparo α no retificador ou o ângulo de extinção γ no inversor. No entanto, essas ações de controle são lentas se comparadas com a atuação na tensão CA, por meio dos taps dos transformadores das conversoras.
III. O aumento dos ângulos α  e γ implicam numa operação com fator de potência mais baixo e maior consumo de potência reativa nas conversoras.
IV. A operação do elo com valores de ângulos α γ muito pequenos podem expor as conversoras a falhas de comutação, principalmente no lado do inversor.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: D