Questões de Concurso Público EPE 2022 para Analista de Gestão Corporativa - Recursos Humanos

Foram encontradas 5 questões

Q1904483 Administração Geral
Josué é gestor de pessoas em uma start-up do setor de tecnologia e, por ser uma pessoa muito tranquila, tem aversão a desentendimentos, suspendendo imediatamente quaisquer colaboradores que se envolvam em situação conflituosa.
Embora seja apreciado por seus pares e subordinados, o CEO da start-up decide demiti-lo por não concordar com sua atuação, pois acredita que algum nível de conflito deve ser incentivado para fomentar a inovação na organização, especialmente no setor de negócios em que está inserida.
À luz das abordagens teóricas que tratam dos conflitos nas organizações, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q1904484 Administração Geral
As formas de resolução de conflitos podem variar conforme as características pessoais dos envolvidos, dando origem a situações diferentes, a depender da abordagem.
Considerando os estilos de resolução de conflitos, o funcionário público que, em meio a um desentendimento com um colega de trabalho, adota uma postura de pouca assertividade e não cooperativa, está adotando o estilo denominado
Alternativas
Q1904492 Administração Geral
Considere uma pequena padaria familiar, na qual o as decisões são centralizadas na figura da mãe, matriarca da família. Além disso, o funcionamento dos processos internos se baseia, essencialmente, nos costumes e práticas habituais, sem quaisquer regras ou procedimentos estabelecidos formalmente.
Analisando a situação apresentada sob a ótica de cultura organizacional, evidencia-se um exemplo de cultura 
Alternativas
Q1904493 Administração Geral
A cultura organizacional é um aspecto relacionado à identidade das organizações, que permite a criação de um senso de pertencimento aos seus membros.
Para a manutenção e o reforço da cultura de uma organização, podem ser utilizados diferentes tipos de mecanismos. Assinale a opção que está relacionada aos chamados mecanismos secundários.
Alternativas
Q1904496 Administração Geral
A teoria situacional da liderança, diferentemente da maioria dos estudos e modelos que tratam do tema, tem como ênfase principal a figura dos liderados, pressupondo que o líder tem a obrigação de adaptar sua forma de liderar, conforme características e aspectos relacionados aos seus subordinados.
Sabendo disso, em uma organização, caso seja constatado que o líder deva adotar o estilo persuasivo, o subordinado está
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: D
5: B