Questões de Concurso Público Câmara de Taubaté - SP 2022 para Contador Legislativo, Edital nº 01

Foram encontradas 3 questões

Q1973575 Atualidades
Em setembro de 2022 a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, foi alvo de um atentado. Ela chegava em sua residência no bairro da Recoleta, em Buenos Aires, quando um homem apontou uma arma de fogo próximo de seu rosto. O presidente Alberto Fernández e outros líderes políticos atribuíram o ato a discursos de ódio “espalhados a partir de espaços políticos, judiciais e midiáticos”.
A respeito da crise político-econômica da Argentina que compõe o pano de fundo desse atentado, leia as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A Argentina apresenta um quadro inflacionário e de aumento de preços, agravado por problemas como a guerra na Ucrânia e a quebra das cadeias globais de produção em função da pandemia de covid-19. ( ) A crise econômica da Argentina está associada à dificuldade crônica do país em pagar a dívida externa e ao fato de possuir mais da metade de sua dívida em moedas estrangeiras. ( ) A crise é também política, uma vez que Cristina Kirchner faz oposição ao peronismo do governo e propõe cortar os atuais subsídios de tarifas de energia, transportes e água, para poder reduzir a dívida do país.
Assinale a opção com a sequência correta, de cima para baixo
Alternativas
Q1973578 Atualidades
Em setembro de 2022, a Rússia cortou o fornecimento de gás pelo gasoduto de Nord Stream 1 para a Europa por tempo indeterminado, em resposta às sanções impostas ao país pela invasão da Ucrânia iniciada em fevereiro do mesmo ano. Assinale a afirmativa correta a respeito das principais medidas tomadas pela União Europeia (EU) para minimizar os impactos da política energética russa.
Alternativas
Q1973581 Atualidades
Na atualidade, uma série de movimentos reivindicam Estados próprios, com base na autodeterminação dos povos, mostrando que o nacionalismo ainda é uma questão importante no século XXI. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir sobre os movimentos catalão e curdo.
I. Os catalães são integrados à Espanha, obedecem às mesmas leis e estão sob o mesmo regime fiscal, eleitoral e de segurança pública e defesa. II. Os curdos, possuem forças militares próprias e autonomia para administrar seus assuntos, em uma região multinacional de fronteira chamada Curdistão. III. A autonomia da Catalunha é reivindica por razões econômicas, sendo a principal contribuinte da economia espanhola, já a independência curda baseia-se em questões religiosas, sendo os curdos majoritariamente yazidis.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B