Questões de Concurso Público FUNSAÚDE - CE 2021 para Médico – Medicina de Emergência

Foram encontradas 10 questões

Q2419375 Medicina

Paciente do sexo feminino, 39 anos, com diagnóstico de choque séptico de foco cutâneo, em uso de ceftriaxona e clidamicina é internada na UTI com quadro de disfunção de múltiplos órgãos, intubada e em uso de noradrenalina 0,75mcg/kg/min.

No momento, PAM 60, FC 136. Evoluiu com piora do choque, sendo optado por iniciar uma segunda droga vasoativa. Para esse fim, realizou-se ecocardiograma à beira-leito point of care, mostrando função de ventrículo esquerdo hiperdinâmica e débito cardíaco estimado de 8,5L/min.


Assinale a opção que indica a segunda droga vasoativa que, idealmente, deve ser associada nesse contexto.

Alternativas
Q2419377 Medicina

Paciente grande queimado dá entrada em pronto-socorro terciário após transferência de serviço externo. Segundo relatos da equipe do hospital de origem, trata-se de paciente de 58 anos que apresentou queimadura profunda de 45% de superfície corpórea, especialmente em tronco, braços, pescoço e face, após tentativa de suicídio com combustão de gasolina.

À entrada na UTI, paciente evolui com estridor laríngeo e com sialorreia - há estigmas de queimadura de via aérea. No momento os sinais vitais são: FC 135, PA 74x44, FR 40, SatO2 75% com cateter de O2.

Além de expansão volêmica e cogitar iniciar droga vasoativa de forma precoce, as drogas que devem ser escolhidas para sequência rápida de intubação são:

Alternativas
Q2419378 Medicina

A respeito das indicações para o uso de glicocorticoide no doente crítico, analise os itens a seguir.


I. Choque séptico refratário a catecolaminas.

II. Pneumonia bacteriana grave, com choque ou com necessidade de ventilação mecânica.

III. Síndrome respiratória aguda grave causada pelo vírus da Influenza.

IV. Trauma raquimedular ou traumatismo craniano grave


Assinale a opção que apresenta os itens corretos.

Alternativas
Q2419385 Medicina

Paciente de 65 anos, sexo feminino, dá entrada em franca insuficiência respiratória na sala de emergência. Prontamente intubada, capnógrafo em forma de onda, após estabilização e acoplamento à ventilação mecânica, mostra a curva a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


A EtCO2 medida é de 61mmHg.

Assinale a opção que indica o provável mecanismo da insuficiência respiratória dessa doente.

Alternativas
Q2419386 Medicina

Paciente jovem de 18 anos é trazido ao PS por amigos, uma hora após participar de uma rave. Segundo relato dos amigos, o jovem fez uso de diversas drogas. Ao chegar ao PS, paciente apresenta convulsão tônico-clônico generalizada, vomita e exibe broncoaspiração maciça. Em seguida, evolui com necessidade de intubação orotraqueal por não proteção de via aérea e com necessidade de droga vasoativa por choque distributivo.

Radiografia de tórax mostra infiltrado em base pulmonar direita. Ao ser encaminhado à UTI, 1 hora depois, doente exibe febre de 39oC, apresenta necessidade de noradrenalina 0,3mcg/kg/min para manter estabilidade hemodinâmica e a ventilação mecânica está em parâmetros elevados (FiO2 70%).


Além das condutas de suporte intensivo, indique o esquema antimicrobiano que deve ser iniciado.

Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: A
4: B
5: A