Questões de Concurso Público Prefeitura de Salvador - BA 2019 para Professor - Música
Foram encontradas 10 questões
Ano: 2019
Banca:
FGV
Órgão:
Prefeitura de Salvador - BA
Prova:
FGV - 2019 - Prefeitura de Salvador - BA - Professor - Música |
Q1091944
Educação Artística
A respeito da música grega antiga, assinale a afirmativa que
descreve corretamente um de seus aspectos.
Ano: 2019
Banca:
FGV
Órgão:
Prefeitura de Salvador - BA
Prova:
FGV - 2019 - Prefeitura de Salvador - BA - Professor - Música |
Q1091945
Educação Artística
A partir do século XIV, no âmbito da liturgia cristã, nasce um novo
gênero vocal, originado das cláusulas de substituição medievais,
em cujo repertório histórico encontram-se nomes tão distantes
como Guillaume de Mauchaut e José Maurício Nunes Garcia, por
exemplo.
O texto acima refere-se ao gênero polifônico medieval conhecido como
O texto acima refere-se ao gênero polifônico medieval conhecido como
Ano: 2019
Banca:
FGV
Órgão:
Prefeitura de Salvador - BA
Prova:
FGV - 2019 - Prefeitura de Salvador - BA - Professor - Música |
Q1091950
Educação Artística
No século XX, a abstração na pintura, que rompe radicalmente
com o "tema" no quadro e marca a dissolução do objeto,
influencia e, ao mesmo tempo, é estimulada pelo diálogo com os
compositores modernos, como exemplifica a obra "Impressão III
(Concerto)" que Kandinsky pinta após escutar duas peças de
Schoenberg em Munique, em 1911.
Wassily Kandinsky, Impressão III (concerto), 1911.
Na música e na pintura, o abstracionismo
Wassily Kandinsky, Impressão III (concerto), 1911.
Na música e na pintura, o abstracionismo
Ano: 2019
Banca:
FGV
Órgão:
Prefeitura de Salvador - BA
Prova:
FGV - 2019 - Prefeitura de Salvador - BA - Professor - Música |
Q1091951
Educação Artística
Assinale a opção que indica os compositores que, após a Segunda
Guerra, exploram novas possibilidades criativas.
Ano: 2019
Banca:
FGV
Órgão:
Prefeitura de Salvador - BA
Prova:
FGV - 2019 - Prefeitura de Salvador - BA - Professor - Música |
Q1091952
Educação Artística
No fim do século XVIII, a grande maioria dos pensadores
considerava a música uma arte menor. Schumann, no início do
século XIX, afirma, em seu famoso aforismo: “A estética de uma
arte é igual à das outras; só difere na matéria”, defendendo um
modo de considerar a música e, em geral, a arte, enquanto fruto
de uma mesma atividade criadora e expressiva do homem que
pode encarnar indiferentemente numa matéria em vez de outra.
FUBINI, Enrico. Estética da música. Lisboa: Edições 70, 2008.
No início do século XIX, o Romantismo repensa o estatuto da música ocidental, afirmando que
No início do século XIX, o Romantismo repensa o estatuto da música ocidental, afirmando que