Questões de Concurso Público Prefeitura de Salvador - BA 2019 para Professor - Música
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A obra de Marepe reinventa temas universais e práticas contemporâneas a partir de suas próprias vivências, relacionadas com o cotidiano e com as tradições populares do Recôncavo Baiano, onde nasceu e vive. Ao apropriar-se de objetos e elementos do cotidiano, convertendo-os em obras de arte, Marepe situa conceitualmente seu trabalho entre o utilitário e o poético, introduzindo também o aprendizado repassado por seus mestres informais – os vendedores ambulantes, carpinteiros e pintores de paredes, que têm transmitido uma sabedoria que não se encontra nos livros.
https://www.inhotim.org.br/inhotim/artecontemporanea/obras/marepe/
A respeito da instalação de Marepe, analise as afirmativas a seguir.
I. “A bica” foi concebida em forma de labirinto suspenso, produzindo uma obra de arte com elementos da cultura popular, como as calhas para coletar água.
II. A montagem da estrutura de zinco permite que “A bica” receba a água da chuva, referindo-se poeticamente às questões da moradia popular e da escassez de água.
III. A instalação valoriza saberes e práticas empregados para enfrentar problemas sociais no Brasil, como o da seca no Nordeste.
Está correto o que se afirma em
Escutar música é uma atividade que pode ocorrer por escolha individual - selecionando uma playlist ou estando ao vivo em um show -, ou de forma casual - em meios de transportes ou em lojas de departamentos, por exemplo. Essas modalidades de escuta, por lazer ou "espontâneas", não se confundem com a escuta ativa em ambiente escolar.
A respeito da escuta ativa, analise as afirmativas a seguir.
I. A escuta ativa é um procedimento de apreciação musical, a qual, integrada às modalidades de composição e performance, promove e reforça a compreensão musical. II. As atividades de apreciação focalizam a escuta nos materiais sonoros, efeitos, elementos expressivos e estruturas das peças musicais, para compreender sua interação. III. A escuta ativa pressupõe o solfejo de trechos sonoros independente de ideias e sensibilidades prévias, de modo a ampliar o repertório de possibilidades criativas para a composição.
Está correto o que se afirma em