Questões de Concurso Público DPE-RJ 2019 para Técnico Superior Especializado - Engenharia Civil

Foram encontradas 4 questões

Q983469 Engenharia Civil

Um canal retangular de 3 m de largura transporta uma vazão de 14 m3 /s. Na seção I, a altura da lâmina d’água uniforme é de 0,60 m e a altura crítica é de 1,30 m. Na seção II, o canal sofre uma redução pontual que produz um ressalto a montante de II e, a jusante de I. Nessa seção II, a altura da lâmina d’água crítica é de 1,75 m. O canal é suficientemente longo para que na seção III o escoamento volte a ser uniforme. A vazão, a rugosidade e a declividade de fundo são constantes ao longo do canal.


Imagem associada para resolução da questão

                   


No que diz respeito ao número de Froude, o escoamento nas seções I e III é, respectivamente: 

Alternativas
Q983470 Engenharia Civil

Uma tubulação vertical de 200 mm de diâmetro apresenta, em um pequeno trecho, uma seção contraída de 100 mm no diâmetro. Nesse ponto II, a pressão é de 10,3 mca (1 atm). Em uma seção I, situada 2 m acima da seção contraída II, a pressão é de 11,3 mca.


Imagem associada para resolução da questão


Desprezando as perdas internas por atrito, a velocidade na seção I é de:

Use Bernoulli e g = 10 m/s2 .

Alternativas
Q983471 Engenharia Civil

O gráfico mostra a variação da perda de carga J, em m/100 m, de uma tubulação de coeficiente de rugosidade C = 120, quando escoa água por gravidade entre dois reservatórios.


Imagem associada para resolução da questão


A cota da lâmina d’água do reservatório de jusante é de 20 m e o comprimento da tubulação entre os dois reservatórios é de 10.000 m.

Imagem associada para resolução da questão


Se o diâmetro da tubulação é de 400 mm, a cota da lâmina d’água do reservatório de montante, de onde parte a tubulação, é:

Alternativas
Q983476 Engenharia Civil

A figura mostra um aquífero homogêneo confinado correndo transversalmente a dois rios paralelos. Na situação entre precipitações mostrada, o aquífero está alimentando os rios. Os estratos geológicos acima e abaixo do aquífero são considerados impermeáveis.

A condutividade hidráulica do aquífero é de 10-5 m/s. 

Imagem associada para resolução da questão


Sabendo-se que a porosidade efetiva do aquífero é de 0,5, a velocidade real de propagação de água entre os grãos do aquífero, no trecho de 800 m entre os dois rios, é:

Usar Lei de Darcy.

Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: E
4: C