Questões de Concurso Público Câmara de Salvador - BA 2018 para Especialista - Odontólogo

Foram encontradas 7 questões

Q2039380 Odontologia
A desordem sistêmica denominada síndrome trico-dento-óssea é uma síndrome autossômica dominante com alterações corporais que incluem cabelo ondulado, osteoesclerose e unhas quebradiças. A osteoesclerose afeta primeiramente a base do crânio e o processo mastoide, mas a mandíbula com frequência exibe um ramo encurtado e um ângulo obtuso.
Na dentição, além de taurodontia, o padrão de alteração segue a:
Alternativas
Q2039394 Odontologia
A formação de fendas é um dos defeitos congênitos mais frequentes em humanos, sendo encontrada aproximadamente em 1 a cada 1000 nascimentos. A manifestação clínica mais branda da fenda palatina é a: 
Alternativas
Q2039398 Odontologia
A osteonecrose associada ao uso de bifosfonatos está relacionada a uma alteração da atividade dos osteoclastos e interfere na angiogênese através da inibição do fator de crescimento endotelial vascular, modificando o metabolismo ósseo. Muitos pacientes apresentam potencial risco para desenvolver essa condição pós-exodontia, pois os bifosfonatos são utilizados no tratamento da: 
Alternativas
Q2039404 Odontologia
Um paciente com hábito de respiração bucal desde a infância apresentará um padrão esquelético e facial bem típico, que inclui: rosto alongado e estreito, olhos caídos, olheiras profundas, sulcos genianos marcados, lábios entreabertos, hipotônicos, ressecados e sulco nasolabial profundo. Esses pacientes frequentemente possuem deglutição atípica e postura de língua e lábios incorretos. Com relação à presença de maloclusões, aquela com maior prevalência nesses pacientes é o(a): 
Alternativas
Q2039405 Odontologia
A terapia antirretroviral altamente ativa está alterando o panorama da infecção pelo HIV, com os indivíduos afetados apresentando sobrevida aumentada. De fato, a porcentagem de sobrevida após 2 anos de diagnóstico de AIDS aumentou de 44% em 1981 a 1992, para 64% em 1993 a 1995 e para 85% em 1996 a 2000. Atualmente estima-se que ela seja maior que 93%. A identificação das manifestações orais é importante, pois pode sugerir a infecção pelo HIV em um indivíduo que desconhece a sua condição sorológica. Além disso, o aparecimento de manifestações orais em um paciente em uso da terapia antirretroviral pode levar à reavaliação e ao ajuste do regime terapêutico. As principais manifestações orais, denominadas complexo relacionado à AIDS, são: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: C
5: A