Questões de Concurso Público Câmara de Salvador - BA 2018 para Analista Legislativo Municipal - Gabinete da Presidência

Foram encontradas 6 questões

Q2034288 Sociologia
A cultura percussiva do Olodum agrega expressões de vida e tradições, cultivando um senso de continuidade dos valores socioculturais africanos. Ao mesmo tempo, transmite conhecimento e gera um sentimento de identidade, promovendo respeito à diversidade cultural. As canções de protestos do Olodum combatem a discriminação racial, estimulam a elevação da autoestima afrodescendente e defendem a luta para assegurar os direitos civis e humanos. A música percussiva e a responsabilidade social são marcas do Grupo, uma referência de credibilidade para a sociedade baiana e de grande importância para a construção e manutenção de sua identidade.  Adaptado de http://olodum.com.br
Nesse trecho, a descrição da atuação social do grupo Olodum relaciona identidades culturais com políticas afirmativas. Essa afirmação é:
Alternativas
Q2034289 Sociologia

Imagem associada para resolução da questão

São exemplos do patrimônio cultural baiano:

Alternativas
Q2034290 Sociologia
Em todo o mundo, cresce a atenção dada a tudo que é histórico, ao próprio passado e a monumentos instituidores de identidade. Parece razoável querer ver esse fenômeno no contexto da globalização – ou, grosso modo, entendê-lo como um movimento de compensação. A sensação de perda de identidade, associada à globalização, gera uma nova consciência das próprias raízes, do próprio legado histórico – um interesse que ultimamente tem-se voltado para o patrimônio arquitetônico e para bens imateriais.
Adaptado de Instituto Goethe Salvador - Bahia
Nesse contexto de globalização, o patrimônio cultural arquitetônico é visto como: 
Alternativas
Q2034291 Sociologia
Em 1969, a fotografia da Terra divulgada pelos tripulantes da missão Apollo 8 inspirou o cantor e compositor Caetano Veloso, então preso pelo regime militar, a compor "Terra", citando um trecho da canção "Você Já Foi à Bahia?" de Dorival Caymmi (1941).
Quando eu me encontrava preso / Na cela de uma cadeia / Foi que vi pela primeira vez / As tais fotografias (...)
Na sacada dos sobrados / Da velha São Salvador / Há lembranças de donzelas / Do tempo do Imperador / Tudo, tudo na Bahia / Faz a gente querer bem / A Bahia tem um jeito... Terra! Terra! / Por mais distante / O errante navegante / Quem jamais te esqueceria? / Terra!
Caetano Veloso, Terra, ano de composição: 1969; gravação: 1978.
A respeito dos referenciais da memória coletiva como patrimônio cultural exemplificados nessa composição de Caetano, assinale V para afirmativa verdadeira e F para falsa. ( ) Caetano usa a memória cultural da música popular brasileira como instrumento de reconfiguração identitária em momento de incertezas. ( ) Caetano insere no seu presente elementos do passado, alimentando dinamicamente a memória cultural de sua geração. ( ) Caetano refere-se à canção de Caymmi com o intuito de preservar o legado e a memória histórica da música popular baiana.
A sequência correta é:
Alternativas
Q2034306 Sociologia
Artigo 1 – A diversidade cultural, patrimônio comum da humanidade.
A cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço. Essa diversidade se manifesta na originalidade e na pluralidade de identidades que caracterizam os grupos e as sociedades que compõem a humanidade. Fonte de intercâmbios, de inovação e de criatividade, a diversidade cultural é, para o gênero humano, tão necessária como a diversidade biológica para a natureza. Nesse sentido, constitui o patrimônio comum da humanidade e deve ser reconhecida e consolidada em benefício das gerações presentes e futuras.
Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural, Unesco, 2001.
Com base no artigo citado, o fenômeno da diversidade cultural implica:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: E
5: B