Questões de Concurso Público SEE-PE 2016 para Professor de Design de Interiores

Foram encontradas 8 questões

Q1070055 Arquitetura
Em um escritório deve ser disposta uma mesa retangular de trabalho. O usuário é destro e a usará para escrever, desenhar e receber visitantes ocasionais. A sala do escritório tem planta em proporções próximas às de um quadrado e janela em apenas uma de suas faces, ocupando-a toda, do piso ao teto. A porta de acesso à sala encontra-se em uma das paredes que lhe é adjacente e de escolha do projetista. A sala é ampla e não é necessário encostar qualquer móvel em qualquer das paredes. Neste contexto, assinale a opção que indica a melhor posição para a mesa e para a porta, considerando-se o melhor aproveitamento da luz natural, o conforto do usuário e seus interlocutores e a privacidade e controle do usuário sobre o acesso de interlocutores à sala.
Alternativas
Q1070057 Arquitetura

Algumas cadeiras dos períodos pré-modernista e modernista tornaram-se icônicas. Estão presentes em qualquer museu especializado e projetaram os designers e arquitetos que as conceberam ou contribuíram para isso.

Quatro dessas cadeiras estão representadas a seguir.

Imagem associada para resolução da questão


Considerando a ordem em que estão expostas (da esquerda para a direita e de cima para baixo), assinale a opção que indica corretamente seus respectivos autores.

Alternativas
Q1070059 Arquitetura
Dois tratados são considerados fundadores da reflexão teórica sobre os ofícios, que já abrigaram profissões hoje distintas, como a engenharia, a arquitetura, o design de interiores e o paisagismo O primeiro é o De architectura de Marcus Vitruvius Pollio, editado pela primeira vez entre 27 e 16 a.C. O segundo é o De re aedificatoria de Leon Batista Albertti, editado em 1452. No primeiro, Vitruvius considera que as obrigações desses profissionais podem ser resumidas em um trinômio de qualidades que deve caracterizar o produto de seus trabalhos ou concepções: firmitas (firmeza), utilitas (utilidade), venustas (beleza). Para Alberti, este trinômio deveria ser definido pelos termos: necessitas (necessidade), commoditas (comodidade), delectatio (deleite).
Considerando esses princípios, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q1070063 Arquitetura
Na anamnese (do grego ana, trazer de novo e mnesis, memória) é uma ou um conjunto de entrevistas que um designer realiza com o cliente que o contrata e/ou com os futuros usuários dos espaços e/ou objetos por ele projetados. O designer buscará colher um conjunto de informações objetivas e de impressões subjetivas que lhe permitirão construir um perfil bastante abrangente das pessoas ou mesmo de grupos ou instituições que elas eventualmente representem. A identidade, os hábitos, traços de caráter, necessidades, desejos, valores estéticos pertencem ao universo que compõe este perfil.
Nesse contexto, para definir as intenções da anamnese, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) O usuário se identifique com os espaços projetados. ( ) O projeto atenda no maior grau às expectativas do usuário. ( ) Os usuários tenham uma vida saudável nos espaços projetados.
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q1070071 Arquitetura

Imagem associada para resolução da questão

A primeira imagem corresponde a um ambiente do interior do Pavilhão de Barcelona projetado pelo arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe (1886 – 1969). A segunda, corresponde ao interior da residência do arquiteto brasileiro Severiano Mário Porto (1928).

Ambos são mestres na composição de espaços fluidos e instigantes, no uso expressivo dos materiais, de suas cores e texturas e na utilização indireta da luz exterior. A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: C
4: A
5: C