Questões de Concurso Público Prefeitura de Paulínia - SP 2016 para Professor III - Artes

Foram encontradas 3 questões

Q1180454 Artes Plásticas
Eu vou mostrar pra vocês Como se dança o baião E quem quiser aprender É favor prestar atenção 
Depois desse manifesto lançado na canção “Baião”, este gênero relançado por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira em 1946 conquistou multidões e inseriu a cultura do Nordeste no cenário da música popular brasileira.
A respeito do contexto de difusão e características musicais do baião, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A partir da década de 1950, a migração para as áreas urbanas crescia de forma acelerada e, nesse contexto, Luiz Gonzaga encontra o ambiente favorável à divulgação da música nordestina: o baião, o xaxado, o coco e o xote, entre outros. ( ) A temática do baião é o cotidiano dos sertanejos e das dificuldades de suas vidas, como em "Asa Branca" que trata do sofrimento do sertanejo nordestino em época de seca. ( ) A base musical do baião é composta pela sanfona, o atabaque, a flauta doce e o violino, e os sons em ritmo binário desses instrumentos são intercalados pelo canto.
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q1180459 Artes Plásticas

Imagem associada para resolução da questão

(Grupo Corpo. Nazareth, 1993.) 

A dança contemporânea abriu um campo de experimentações, como no caso do espetáculo em homenagem ao músico Ernesto Nazareth (1863-1934), realizado pelo Grupo Corpo.


Com base na imagem, a respeito das características da dança contemporânea, analise as afirmativas a seguir.


I. Aspectos do cotidiano são tematizados em linguagem coreográfica, como a dança brasileira de salão.

II. A coreografia rompe com a hierarquia entre os bailarinos característica do balé clássico.

III. O figurino obedece a regras de indumentária rígidas, distinguindo os papéis masculino e feminino.


Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Q1180470 Artes Plásticas
“O movimento Reader Response não despreza os elementos formais, mas não os prioriza como os estruturalistas o fizeram; valoriza o objeto, mas não o cultua, como os deconstrutivistas; exalta a cognição, mas na mesma medida considera a importância do emocional na compreensão da obra de arte. O leitor e o objeto constroem a resposta à obra numa piagetiana interpretação do ato cognitivo e, mais ainda, vigotsquiana interpretação de compreensão do mundo. (…) Daí a ênfase na leitura: leitura de palavras, gestos, ações, imagens, necessidades, desejos, expectativas, enfim, leitura de nós mesmos e do mundo em que vivemos. Num país apreciar obras de arte significa onde os políticos ganham eleições através da televisão, a alfabetização para a leitura é fundamental, e a leitura da imagem artística, humanizadora.” (BARBOSA, Ana Mae. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998, p. 35.)
Para Ana Mae Barbosa, a leitura de uma obra de arte significa 
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: D