Questões de Concurso Público IBGE 2016 para Tecnologista - Engenharia Florestal

Foram encontradas 32 questões

Q739092 Engenharia Florestal
Espécies florestais, nativas ou exóticas, podem ser utilizadas antes e/ou depois do abate. No Brasil, espécies como Gmelina arborea, Eucalyptus grandis, Melanoxylon brauna, Corymbia citriodora e Acacia mearnsii são, respectivamente, potenciais fornecedoras de produtos como: 
Alternativas
Q739093 Engenharia Florestal
No Estado de São Paulo é comum a resinagem do Pinus elliottii antes do abate das árvores. Normalmente, a resina é negociada bruta, mas pode ser destilada, gerando os seguintes derivados:
Alternativas
Q739094 Engenharia Florestal
Num sobrevoo sobre uma mata secundária, estimou-se que uma clareira em forma de quadrado, provocada pelo homem, tinha 70 metros de lado. Supondo-se que o espaçamento médio entre as árvores é de 2m X 2m e que as frequências de Embaúba (Cecropia sp.) e de Quaresmeira (Tibouchina sp.) são, respectivamente, de 4% e 12% por hectare, os respectivos números de indivíduos dessas duas espécies que foram eliminados na clareira são:
Alternativas
Q739095 Engenharia Florestal
Naturalmente, ao longo do tempo, se não sofrerem novas intervenções, as áreas florestais tendem a se regenerar. Dessa forma, alguns planos de manejo levam em consideração a rotação ecológica, que é o:
Alternativas
Q739096 Engenharia Florestal
As espécies florestais distribuem-se naturalmente, em função das condições edáficas e climáticas e de outros fatores. A formação do solo também se dá a partir de uma conjunção de fatores. Dentro desse contexto, é possível afirmar que as condições climáticas locais, a geomorfologia e a natureza das rochas afetam o processo conhecido como:
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: D
4: A
5: C