Questões de Concurso Público MPE-MS 2013 para Analista - Engenharia Agronômica

Foram encontradas 5 questões

Q451177 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A soja (Glycine max (L.) Merrill) é hoje muito cultivada no mundo. Vários fatores contribuíram para que a soja se estabelecesse como uma importante cultura, primeiro no sul do Brasil e, posteriormente, no Cerrado do Brasil Central.

Com base no fragmento acima, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q451188 Engenharia Agronômica (Agronomia)
As mudas das plantas frutíferas também podem ser formadas a partir das partes vegetativas como a enxertia, estaquia e mergulhia. Para forçar o brotamento do enxerto, pode-se adotar os procedimentos relacionados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.
Alternativas
Q451189 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A produção de milho no Brasil tem se caracterizado pela divisão da produção em determinadas épocas de plantio, baseado nas condições climáticas, que visam a favorecer o desenvolvimento da produção.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. A época de plantio independe dos meses do ano uma vez que se faz uso de sistemas de irrigação e estamos em um país tropical.

II. Verifica-se uma concorrência da soja com o plantio do milho safrinha no Sudeste e Centro-Oeste.

III. Os plantios de verão, ou primeira safra, são realizados até os meses de outubro/novembro no Sudeste e Centro-Oeste.

Assinale:
Alternativas
Q451193 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Para algumas regiões do Brasil, o controle das condições edafoclimáticas pode propiciar alguns benefícios na produção de hortaliças e flores, sob cultivo protegido.

Nesse contexto, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q451205 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Entende-se por tratos culturais, o conjunto de práticas que permitem que uma lavoura expresse ao máximo sua potencialidade produtiva.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Entre as práticas culturais empregadas na cultura do algodoeiro durante o seu ciclo produtivo destacam- se: a direção e a profundidade de semeadura, o desbaste, o espaçamento, a densidade, os arranjos e o uso de reguladores de crescimento e desfolhantes.

II. As plantas daninhas competem com as culturas como a soja e o feijão, por luz, água, nutrientes e espaço. Para evitar prejuízos econômicos, deve-se fazer o controle das plantas invasoras e das pragas e o manejo de doenças.

III. O milho deve ser mantido livre de ervas daninhas até a época da colheita. Para isso, o manejo integrado visa eliminar as plantas daninhas durante o período crítico de competição e dar condições de máxima eficiência para a colheita mecanizada.

Assinale:
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: B
5: E