Questões de Concurso Público PC-RJ 2011 para Perito Legista, Genética Forense

Foram encontradas 20 questões

Q252153 Medicina Legal
Uma população pode evoluir (mudar as frequências de genes) sem que necessariamente a seleção natural esteja agindo sobre ela. Uma situação que ilustra esse tipo de evolução é a deriva gênica que leva à fixação de certos alelos devido a eventos aleatórios não previsíveis.

Um fator que reconhecidamente favorece a evolução por deriva gênica é:

Alternativas
Q252155 Medicina Legal
A sexagem de restos mortais ou de manchas de sangue, lança mão da amplificação do gene da amelogenina, que se localiza nos cromossomos sexuais.
Normalmente o gene da amelogenina apresenta uma diferença de seis nucleotídeos entre homens e mulheres, sendo que o alelo masculino é maior que o feminino.
Em um teste de sexagem usando iniciadores da amelogenina, a partir de uma amostra de mancha de sangue, somente um alelo foi amplificado. Isso significa que:

Alternativas
Q252158 Medicina Legal
Um gene autossômico de um indivíduo em uma população de 500 pessoas sofre uma mutação que gera um alelo neutro.
Assinale a alternativa que indica a probabilidade de que esse alelo seja oportunamente fixado na população por meio de deriva gênica.

Alternativas
Q252159 Medicina Legal
A análise de haplótipos do cromossomo Y por amplificação e genotipagem é muito informativa nos casos em que se deseja estabelecer vínculos familiares em linhagens patrilineares.

Assinale a alternativa que descreva a característica do cromossomo Y, na qual se baseia o procedimento.

Alternativas
Q252163 Medicina Legal
Há muitas vantagens em usar polimorfismos de único nucleotídeo (SNPs) em investigações de paternidade ou de identidade em comparação com o método de STR. No entanto, uma desvantagem é a necessidade de analisar pelo menos 40-50 marcadores de SNP em vez de 13-15 lócus com o método de STR.

A principal razão para se usar quase três vezes mais SNPs deve-se:

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: A
4: B
5: B