Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2010 para Tecnologista em Saúde - Micobactérias

Foram encontradas 11 questões

Q568542 Biomedicina - Análises Clínicas
As atividades desenvolvidas em um laboratório de microbiologia expõem o trabalhador a uma variedade de riscos que estão associados aos materiais empregados e aos métodos utilizados. Visando minimizar ou eliminar os riscos, é essencial o estabelecimento de um programa de biossegurança para o laboratório. O laboratório, dependendo das atividades que desenvolve pode apresentar, em maior ou menor grau, quatro categorias de riscos. No processo de avaliação de risco para o trabalho com agentes biológicos, uma série de critérios deve ser considerada, sobre o tema, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q568549 Biomedicina - Análises Clínicas
Dentre os mecanismos conhecidos de transferência de genes entre bactérias estão os listados a seguir, exceto:
Alternativas
Q568551 Biomedicina - Análises Clínicas
Com relação à estrutura, às funções e às características atribuídas ao LPS (lipopolissacarídeo) de bactérias Gramnegativas, analise as afirmativas abaixo.

I. A perda do antígeno O diminui a susceptibilidade à morte mediada pelo sistema complemento.

II. Atua como um mitógeno, estimulando a diferenciação e a multiplicação policlonal de células B, além da secreção de imunoglobulinas, como IgM e IgG.

III. Dois açúcares estão normalmente presentes no core polissacarídico, uma heptose e o ácido cetodeoxioctanóico (KDO).

Assinale: 

Alternativas
Q568553 Biomedicina - Análises Clínicas
Os sistemas de secreção conhecidos em bactérias com potencial para introduzir proteínas efetoras diretamente no citoplasma das células hospedeiras pertencem aos tipos:
Alternativas
Q568554 Biomedicina - Análises Clínicas
Com relação aos mecanismos de ação das toxinas do tipo AB, analise as afirmativas abaixo.

I. A toxina diftérica catalisa a transferência de ADP-ribose do NAD para o fator de elongação 2 (EF-2), inibindo a síntese protéica.

II. A toxina Pertussis possui cinco subunidades B, das quais a subunidade S2 está envolvida na ligação a um receptor glicolipídico em células respiratórias ciliadas e a subunidade S3 se liga a glicolipídios em fagócitos.

III. A toxina colérica se liga ao receptor gangliosídeo GM1 na superfície dos enterócitos por meio das subunidades B e o fragmento A1, ativado pela redução da ponte dissulfeto da subunidade A, promove a ADP-ribosilação da proteína GS.

Assinale:

Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: D
4: A
5: A