Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2010 para Tecnologista em Saúde - Fisioterapia Pediátrica

Foram encontradas 18 questões

Q228162 Fisioterapia
As diretrizes para teste de função pulmonar de 2002, colocam que a gradação da qualidade do teste deve ser feita pelo profissional imediatamente após o término do exame, para ser incorporada ao relatório.

Para qualidade A, pelo menos duas manobras aceitáveis (de até 8 tentativas) com os dois maiores valores de capacidade vital forçada (CVF) e de volume expiratório forçado, no primeiro segundo (VEF) diferindo:
Alternativas
Q228163 Fisioterapia
Os crescimentos corporal e pulmonar são proporcionais durante a infância, mas não são linearmente relacionados. A estatura é o fator que exerce a maior influência sobre a CV na infância e a relação entre ambas é mais bem descrita por equações exponenciais ou baseadas em potência. Muitas equações consideram apenas a estatura, na infância.

No maior estudo que derivou valores nacionais de referência em crianças (Mallozi,1996), a idade e o peso, embora tenham contribuição menor, tiveram efeito significativo nas regressões. Muitos dos estudos de função na infância não avaliaram os modelos de maneira estatisticamente adequada. Durante a adolescência, as pernas crescem proporcionalmente mais do que o tórax. A estatura em geral é máxima aos 17 anos no sexo masculino, mas a Capacidade Vital Forçada (CVF) continua a aumentar.

Assinale a alternativa que indica até que idade a CVF aumenta.
Alternativas
Q228164 Fisioterapia
Para critérios de aceitação de curvas, o início do teste deve ser abrupto e sem hesitação. Qualquer manobra, mesmo sem início lento aparente, deve ter o volume retroextrapolado calculado. O VEF1 e todos os outros fluxos devem ser medidos após a extrapolação retrógrada conforme detalhado em técnica. Volume de retroextrapolação maior do que 5% da CVF ou 150mL (o que for maior) torna a manobra inaceitável.
Com relação ao texto, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q228165 Fisioterapia
As reduções significativas no fluxo ou no volume são facilmente discerníveis nas curva de fluxo-volume A obstrução das vias aéreas superiores mostra achados característicos nas curvas expiratória, inspiratória ou em ambas.

Imagem 015.jpg

No gráfico fluxo-volume acima podemos afirmar que representa:
Alternativas
Q228166 Fisioterapia
Nas doenças neuromusculares, a limitação do fluxo inspiratório também pode ser vista em pacientes com disfunção de cordas vocais ou faringe. O colapso completo da faringe pode causar entalhes na alça inspiratória, como representado no gráfico a seguir.

Imagem 016.jpg

A partir do gráfico analise as afirmativas a seguir.

I. Nas doenças neuromusculares, a fraqueza dos músculos expiratórios resulta em pico de fluxo retardado.

II. A localização do pico de fluxo é mais para o meio da curva expiratória e algo arredondado.

III. Ao final da manobra expiratória, a força é insuficiente para deformar a caixa torácica e o fluxo cai lentamente a zero.

Assinale:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: A
4: C
5: C