Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2010 para Tecnologista em Saúde - Educação Profissional - Políticas de Saúde

Foram encontradas 11 questões

Q578754 Conhecimentos Gerais
Com relação à luta contra o esquecimento da formação e do trabalho em saúde, analise as afirmativas a seguir.

I. Integra essa luta o esforço de fortalecer e articular a dimensão da História e do patrimônio cultural com as políticas de educação e saúde, contribuindo para o debate sobre suas conquistas, desafios, a importância da participação social e o reconhecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) como patrimônio público.

II. Envolve esse processo a proposta de construção de um conceito dinâmico de Patrimônio Cultural da Saúde, que ressalte a importância de sua preservação e proteção, garantindo suas dimensões material e imaterial, como elementos integrantes das Políticas de Saúde e de Formação Profissional na área.

III. Faz parte dessa luta a defesa da noção de trabalho como princípio educativo, delimitando que os cursos profissionalizantes enfatizem os aspectos operacionais vinculados ao exercício de tarefas específicas (intelectuais e manuais).
Assinale:
Alternativas
Q578755 Conhecimentos Gerais
Em 1986, a 8ª. Conferência Nacional de Saúde, evento de enorme importância para a mudança de rumos na saúde brasileira, definiu a ampliação do debate de alguns temas específicos, como a questão dos Recursos Humanos em Saúde, a partir das Conferências Temáticas.

A partir da I Conferência Nacional de Recursos Humanos em Saúde, ocorrida no mesmo ano, definiu-se a criação de Escolas Técnicas e Centros de Formação na área da saúde pelo poder público e o fortalecimento dos já existentes.
Sobre este contexto, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q578756 Conhecimentos Gerais
“A análise crítica dos processos sociais mal analisados e mal dominados que atuam, sem o conhecimento do pesquisador e com sua cumplicidade, na construção dessa espécie de artefato socialmente irrepreensível que é a 'história de vida' e, em particular, no privilégio concedido à sucessão longitudinal dos acontecimentos constitutivos da vida considerada como história em relação ao espaço social no qual eles se realizam não é em si mesma um fim.
Ela conduz à construção da noção de trajetória como série de posições sucessivamente ocupadas por um mesmo agente (ou um mesmo grupo) num espaço que é ele próprio um devir, estando sujeito a incessantes transformações. Tentar compreender uma vida como uma série única e por si suficiente de acontecimentos sucessivos (…) é quase tão absurdo quanto tentar explicar a razão de um trajeto no metrô sem levar em conta a estrutura da rede, isto é, a matriz das relações objetivas entre as diferentes estações.”

BOURDIEU, Pierre, A ilusão biográfica. (In Usos e Abusos da História Oral. Amado, J. E Ferreira, M. M. (coord.)
Rio de Janeiro: Editora FGV, 1996, pp.189-190.):
Relacionando essa reflexão às metodologias e técnicas para a preservação da memória dos trabalhadores técnicos em saúde, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q578759 Conhecimentos Gerais
Sobre a teoria do capital humano e sua expressão no campo das políticas de formação profissional em saúde ao longo da História do Brasil, analise as afirmativas a seguir.

I. O II Plano Nacional de Desenvolvimento (1975-1979), anunciou, pela primeira vez, que a política social deve ter um objetivo próprio. Define-se o investimento na qualificação da força de trabalho em educação e saúde, como investimento em capital humano com vistas ao desenvolvimento social.

II. A teoria do capital humano define que a baixa escolaridade nos países pobres deve-se ao processo histórico de colonização, imperialismo e dependência mantidos por uma aliança de classes entre países centrais e periféricos do capitalismo.

III. A teoria do capital humano é reeditada a partir das noções de qualidade total, da sociedade do conhecimento, da pedagogia das competências e da empregabilidade.
Assinale:
Alternativas
Q578760 Conhecimentos Gerais
A Fundação SESP (Serviço Especial de Saúde Pública) teve importante atuação no treinamento de pessoal para a saúde no Brasil. Sobre tal atuação, é correto afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: D
5: A