Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2010 para Tecnologista em Saúde - Divulgação Científica em Museus

Foram encontradas 8 questões

Q573481 Museologia
Segundo o guia Centros e Museus de Ciência do Brasil 2009 publicado pela Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência, pela Casa da Ciência/UFRJ e pelo Museu da Vida, há cerca de 200 museus e espaços de ciência no Brasil.

As alternativas a seguir indicam alguns dos principais museus de ciência brasileiro, à exceção de uma. Assinale-a. 
Alternativas
Q573483 Museologia
Com relação ao termo “modelo de déficit", analise as afirmativas a seguir.

I- O termo refere-se às condições deficientes enfrentadas por museus de ciência, em particular em países em desenvolvimento.

II- O termo refere-se às lacunas observadas em mediadores e educadores que trabalham na mediação em museus de ciência.

III- O termo refere-se à situação econômica deficitária enfrentada por museus de ciência, que não logram obter os recursos necessários com a cobrança de entrada.

Assinale: 
Alternativas
Q573489 Museologia
Uma questão importante nos museus de ciência é o papel que deve desempenhar os mediadores ou monitores (explainers, em inglês). Isto levou alguns dirigentes de museus de ciência, entre os quais Antonio Carlos Pavão, do Espaço Ciência de Pernambuco, a reavaliar a função mais importante do mediador dentro destes espaços. Pavão cunhou uma nova proposta guia para os museus de ciência: “explainers-on".

Dentro desta concepção a principal função do mediador é: 
Alternativas
Q573490 Museologia
A museóloga e pesquisadora Marília Xavier Cury publicou, no ano 2000, um documento no qual definiu museus e museus/centros de ciência, buscando fazer as distinções entre esses dois tipos de espaços culturais.

Em 2008, Adriana Vicente da Silva de Souza, com base no estudo de Cury e em sua experiência em um centro de ciência no Rio de Janeiro, buscou tornar ainda mais claras as distinções entre o que chamou de museus tradicionais e museus/centros interativos de ciência.

Com relação à diferença conceitual entre museus tradicionais e museus/centros interativos de ciência, tendo como base a proposta feita por Adriana Vicente da Silva de Souza, analise as afirmativas a seguir: 

I. O principal diferencial entre museus tradicionais e museus/centros interativos de ciência é a questão do acervo. Os museus tradicionais possuem um acervo histórico, o qual tem como meta principal preservá-lo. Já os museus/centros interativos de ciência não possuem um acervo histórico; seu acervo consiste de um conjunto de aparatos interativos.

II. O principal diferencial entre museus tradicionais e museus/centros de ciência interativo está no método de trabalho, em particular na forma de pensar a interação sujeito-objeto. O objeto sai de algo físico para o pensamento do visitante. O principal objeto do museus/centros interativos de ciência são as possibilidades de interação intelectual e afetiva entre o visitante e o tema exposto.

III. Os museus e centros de ciência interativos constituem-se em um avanço na forma de pensar a relação de ciência e público. Pensam não somente em mostrar o saber historicamente acumulado, mas em provocar o debate em torno desse saber. Nos museus/centros interativos de ciência temos a possibilidade de perturbar o equilíbrio entre os fatos diários e as novas formas de pensamento propostas pela ciência e pela técnica.

Assinale: 
Alternativas
Q573494 Museologia
Com relação ao papel dos museus de ciência e inclusão social, analise as afirmativas a seguir.

I. O Projeto Clicar destacou-se como projeto de inclusão social e digital, oferecendo atividades de educação não-formal, para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

II. Não há no país uma iniciativa que ofereça atividades sistemáticas de divulgação científica para pessoas portadoras de deficiências visuais.

III. A contratação de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais garante o sucesso de atividades de divulgação científica para deficientes auditivos.

Assinale: 
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: C
4: E
5: A