Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2010 para Tecnologista em Saúde - Difusão Audiovisual em Saúde

Foram encontradas 9 questões

Q573410 Jornalismo
Leia o trecho a seguir.

“Para Bourdieu, campo referencia um espaço multidimensional, objetivo e estruturado de posições que, entre outras propriedades, define algumas importantes condições de produção dos sentidos sociais. Tomando sua definição como ponto de partida, consideraremos que campo é um espaço sócio-discursivo de natureza simbólica, permanentemente atualizado por contextos específicos, formado por teorias, modelos e metodologias sim, mas também por agentes, instituições, políticas, discursos, práticas, instâncias de formação e, muito importante, por lutas e negociações.”

(ARAÚJO, Inesita Soares de. Comunicação e saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2007, p. 19-20)
A partir do que diz a autora, é correto afirmar que a ideia de “campo da comunicação e da saúde" que ela suscita se caracteriza por:
Alternativas
Q573411 Jornalismo
Para estar em consonância com seus princípios, a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde tem que se pautar por determinados paradigmas.
Assinale a alternativa na qual a orientação paradigmática do PNCTIS está definida de forma correta.
Alternativas
Q573421 Jornalismo
As transformações sofridas pelo Estado na chamada sociedade da informação complexificaram suas ações relativas à política de informação. De forma geral, ela pode ser abordada a partir de três linhas: a que se refere à política de informação científica, a que se dedica à política de informação organizacional e a que trata da política governamental.
A partir dessas considerações, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q573436 Jornalismo
Leia o trecho a seguir.

“Se considerarmos que a finalidade do vídeo educativo é de tornar a informação compreensível através de um outro meio de difusão que não o texto escrito, uma das interrogações recai sobre sua capacidade para divulgar informações específicas a um público-alvo (...). Será que essas informações constituem um veículo de acesso ao conhecimento ou, ao contrário, elas não conseguem atrair o interesse do espectador?”.

(PEIXOTO, Clarice E. “Videoteca da mulher. Mas afinal, vídeos para quem?” em MONTEIRO, Simone e VARGAS, Eliane. “Educação, comunicação e tecnologia educacional: interfaces com o campo da saúde”. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2006, p. 115)

A partir da indagação da autora, analise as afirmativas a seguir.

I. A especificidade das informações e do público-alvo garante as reações deste último, que sempre é previsível no que se refere às informações sobre saúde.

II. Independentemente do público-alvo, a preocupação com a estética no tratamento dos temas sobre a saúde é importante para o compartilhamento de conhecimentos através dos meios audiovisuais.

III. Por ser um poderoso instrumento de familiarização, o audiovisual educativo não deve utilizar a narrativa ficcional para a sensibilização do público-alvo em relação os temas sobre saúde.
Assinale:
Alternativas
Q573438 Jornalismo
O trabalho com audiovisuais sobre saúde requer critérios cuidadosos para a escolha, a distribuição e a veiculação de conteúdos. Em relação a estes últimos, todas as alternativas abaixo se referem a ingredientes importantes da composição de vídeos eficientes, à exceção de um. Assinale-o.
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: E
4: B
5: D