Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2010 para Tecnologista em Saúde - Comunicação Institucional

Foram encontradas 4 questões

Q578837 Relações Públicas
Com relação ao trecho do release da Secretaria de Saúde do estado em questão, é possível supor que:
I. a intenção de quem o elaborou foi apenas transmitir informação de acontecimentos aos meios jornalísticos.
II. a intenção de quem o elaborou foi transmitir informação de acontecimentos e construir uma imagem positiva para a instituição, referindo-se a ações de saúde como ações que dependeriam de uma visão caridosa do órgão público.
III. apresentar uma ação de saúde oficial para o público jornalístico como filantrópica é uma estratégia errada, visto que contraria os preceitos da ética das relações públicas e contribui para desenhar uma imagem negativa do instituição de saúde em questão. 
Assinale:
Alternativas
Q578842 Relações Públicas
Você trabalha no setor de comunicação de uma universidade e a sua instituição está organizando um congresso científico sobre nanotecnologia, no qual serão apresentadas dezenas de pesquisas, entre elas uma que resultou no desenvolvimento de um vidro autolimpante e outra que resultou num possível futuro candidato a medicamento. Sobre as ações de comunicação relacionadas ao congresso, todas as alternativas estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a. 
Alternativas
Q578845 Relações Públicas
“Conseguir colocar uma reportagem de ciência nos meios de comunicação de massa é uma tarefa difícil. Em muitos países, os editores frequentemente acreditam que os itens jornalisticamente valiosos só podem ser desastres, política ou esportes". O trecho é do capítulo de Marina Joubert, Como me torno um especialista em mídia? publicado no Guia de Divulgação Científica, de Luisa Massarani (org.) e outros autores (2004), disponível em http://www.fiocruz.br/ museudavida_novo/media/Guia_Divulgacao_Cientifica.pdf (acesso em setembro de 2010). Com base na constatação da autora, podem ser consideradas estratégias de mídia as seguintes ações de uma assessoria de imprensa, à exceção de uma. Assinale-a. 
Alternativas
Q578848 Relações Públicas

Leia o texto a seguir e responda à questão.

Jornalistas das editorias de ciência e saúde de órgãos noticiosos recorrem intensamente aos jornalistas assessores de imprensa de instituições de ensino e pesquisa para solicitar fontes (pesquisadores, técnicos) relacionadas a assuntos específicos, tanto em coberturas do dia-a-dia, quanto em situações em que a agenda da mídia possa estar com predomínio de determinado ângulo – como dengue, meningite, descoberta de uma sequência genômica, de novo medicamento, morte de um “famoso” por doença desconhecida a esclarecer, etc.

Com relação ao texto, analise as afirmativas a seguir. I. Os assessores têm acesso a inúmeras fontes para cada assunto, o que facilita seu trabalho e diversifica o noticiário final. II. Os assessores têm acesso a poucas fontes com relação a cada assunto, às vezes mesmo a apenas uma única fonte até para variados assuntos, o que dificulta seu trabalho, impedindo-o de dar conta de toda a demanda das redações. III. Os assessores precisam conciliar as demandas dos órgãos noticiosos com as agendas e interesses dos técnicos e pesquisadores potencialmente eleitos como fontes, o que nem sempre se estabelece fora de uma margem de conflitos. Assinale: 
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: D
4: D