Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2010 para Tecnologista em Saúde - Comunicação Institucional

Foram encontradas 4 questões

Q578781 Jornalismo

A respeito da produção científica em saúde do Brasil, analise as afirmativas a seguir.

I. É coberta pela grande e pequena imprensa de forma sistemática, com substancial alocação de repórteres setoristas, que trabalham de forma investigativa, buscando identificar pesquisas de interesse público.

II. Aparece no noticiário mais como resultado de estratégias de divulgação das instituições de pesquisas – como aquelas produzidas pelo setor de assessoria de imprensa – do que como resultado da busca voluntária das equipes de reportagem, cada vez mais restritas em número de profissionais.

III. Tem grande destaque de tempos em tempos nos meios de comunicação jornalísticos vinculada a explicações de especialistas, principalmente do eixo Rio-São Paulo, sobre acontecimentos focais, como desastres, epidemias, mortes suspeitas ou criminosas, por exemplo. 

Assinale:
Alternativas
Q578820 Jornalismo
No livro Domingo é dia de ciência, Bernardo Esteves analisa o suplemento dominical Ciência Para Todos (CpT), publicado entre 1948 e 1953, no jornal impresso A Manhã.
“Naquele momento, começava a se consolidar no país uma cultura de investigação científica em vários campos e estavam sendo criadas agências federais para o financiamento de pesquisas. A criação de CpT foi motivada, em parte, pelo clima de mobilização em torno de interesses comuns vivido pela comunidade científica brasileira e esse engajamento refletiu-se em suas páginas. Alguns cientistas encontraram na prática regular da divulgação científica em CpT um meio de dar visibilidade a pesquisas feitas no Brasil e angariar, assim, a simpatia de outros setores da sociedade, o que poderia mais tarde traduzir-se em apoio governamental, alocação de novos recursos para as pesquisas e melhoria das condições de trabalho”.
De acordo com as afirmações do autor, analise as afirmativas a seguir.
I. Dar visibilidade à produção científica em meios de comunicação de longo alcance público não tem mais a importância de há quase 60 anos, devido à alternativa descentralizada e autônoma possível para os pesquisadores através da internet.
II. Dar visibilidade à produção científica em meios de comunicação de longo e pequeno alcance público, centralizado ou não, pode contribuir não só para o conhecimento do leigo sobre o assunto como também para o fortalecimento da importância social que aquela pesquisa pode despertar, com retorno efetivo para seus pesquisadores.
III. Dar visibilidade à produção científica brasileira de todas as regiões do país em quaisquer meios de comunicação fortalece a pesquisa nacional, à medida que predominam até hoje, mesmo nas novas mídias, noticiários sobre pesquisa hegemônica internacional. 
Assinale:
Alternativas
Q578823 Jornalismo
Repórter de um veículo jornalístico foi credenciado para cobrir congresso científico, promovido por uma universidade, sobre equipamentos de altíssima complexidade eletrônica. A assessoria de imprensa lhe orientou previamente a contatar o presidente do evento ao longo do primeiro dia o qual, comprovadamente, havia se oferecido para orientar o repórter quanto às suas dúvidas.
Não houve êxito na cobertura: o assunto do evento era incompreensível para o jornalista; o pesquisador, por telefone celular (fornecido pela assessoria), se recusou a prestar informação em qualquer momento ao longo do evento e, mais tarde, no final do dia, novamente contatado por telefone, agora da redação, sugeriu ao repórter que retornasse ao evento no segundo dia (o que era impossível para a agenda do jornalista já previamente avisado à assessoria), negando-se a fornecer entrevista por telefone ou e-mail.
A partir do texto, analise as afirmativas a seguir.
I. O acontecido evidencia uma dificuldade de comunicação entre a assessoria de imprensa e pesquisadores de uma instituição científica, o que, por vezes, inviabiliza duas ações de comunicação: a cobertura na área de jornalismo científico de interesse público e a divulgação científica por parte da própria instituição produtora de ciência.
II. O repórter deveria obrigatoriamente conhecer o assunto do evento com profundidade e não ter necessidade de esclarecer dúvidas a partir de entrevistas ou orientação com os pesquisadores. III. O pesquisador é uma pessoa arrogante e inacessível e não tem interesse em divulgar os resultados de pesquisa de sua própria área de atuação. 
Assinale:
Alternativas
Q578839 Jornalismo

Leia o texto a seguir e responda à questão

    "Pensar a divulgação científica faz-nos tomar necessariamente em consideração as novas tecnologias de linguagem. Em outras palavras, nos faz pensar a presença do conhecimento na sociedade e seus modos de circulação através das tecnologias de linguagem postas à disposição. Isso por sua vez, faz parte dos sentidos dados ao conhecimento e produz efeitos sobre a forma das práticas científicas”.

(Emi P. Orlandi, Produção e Circulação do Pensamento) 

Com relação ao texto, analise as afirmativas a seguir. I. Caso a maioria da população no mundo (tenha acesso a ou) seja proprietária de computador com banda larga, o conhecimento sobre a produção da ciência e suas aplicações pode ser multiplicado, já que a rede mundial de computadores hospeda grande quantidade de informações e suas ferramentas de navegação facilitam o contato com esta produção. II. As pessoas atualmente, em sua maioria, têm acesso aos conteúdos disponibilizados na rede mundial dos computadores, mas dependem de que divulgadores de ciência estabeleçam estratégias para que a absorção do conhecimento seja possível; III. Divulgadores de ciência devem optar pelas ferramentas Orkut, Facebook, Messenger, Twitter e construção de sites em 3D para que seus objetivos sejam alcançados. Assinale: 
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: D
4: B