Questões de Concurso Público FIOCRUZ 2010 para Tecnologista em Saúde - Arquitetura e Urbanismo

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Q576835 Arquitetura
Blocos facilitam o processo de criação e manutenção de projetos, principalmente se os desenhos tiverem formas padrão repetidas. Com relação aos comandos que são utilizados quando se deseja trabalhar com blocos, podemos afirmar que:
Alternativas
Q576837 Arquitetura
Considerando-se os comandos do AutoCAD: strech, scale, lengthen, trim e extend, que permitem modificar a geometria de objetos, assinale a afirmativa correta: 
Alternativas
Q576840 Arquitetura
Em consonância com a Norma de Inspeção Predial 2007, do IBAPE-SP, a classificação quanto ao grau de risco de uma anomalia ou falha deve ser sempre fundamentada, considerando os limites e os níveis da inspeção predial realizada. O impacto parcialmente recuperável relativo ao risco quanto à perda parcial de funcionalidade e desempenho, recomendando programação e intervenção a curto prazo, é classificado como risco: 
Alternativas
Q576846 Arquitetura
A primeira década do século XX foi marcada por fortes mudanças estruturais no tecido da cidade do Rio de Janeiro, que até então guardava feições coloniais com ruas estreitas e casario de pouca altura. Essas mudanças a transformaram em cidade Republicana: uma metrópole moderna com passeios, iluminação elétrica e edifícios de três a sete pavimentos. Conduzidas pelo prefeito Pereira Passos entre 1903 e 1906, tais mudanças foram inspiradas no modelo parisiense produzido por Haussmann. Com relação a essas mudanças, analise as afirmativas a seguir.

I A abertura da Avenida Beira-Mar como eixo de ligação centro-sul, desde o final da Avenida Central, atual Avenida Rio Branco, até a Enseada de Botafogo, em faixa conquistada sobre a Baía da Guanabara por meio de aterro;

II A construção do Passeio Público do Rio de Janeiro sobre parte do aterro que cobriu a Lagoa do Boqueirão.

III A abertura da Avenida Central, atual av. Rio Branco, ligando o Largo da Prainha, atual Praça Mauá, à Avenida Beira-Mar. Sua feição original foi marcada pela construção de novos edifícios cujos projetos foram vencedores num Concurso de Fachadas.

IV A abertura da Avenida Brasil, ligando os bairros situados depois da ponta do Caju até Irajá. Assinale: 
Alternativas
Q576847 Arquitetura
A noção de historicidade e a valorização do passado remonta ao séc. XV, quando houve interesse crescente pelas obras da Antiguidade. Mas foi somente a partir do século XVIII, com o Iluminismo, que a noção de História, entendida como é hoje, ganhou forma. A França de fins do século XVIII e início do XIX, no período pós-revolucionário, apresentava um quadro de desolação do seu patrimônio artístico. Também na Inglaterra, as profundas e aceleradas modificações geradas pela recente industrialização contribuíram para o nascimento de um sentimento de preservação, diante das reais ameaças de perda e de obsolescência.
Esses movimentos, somados à consolidação da noção de monumento como documento histórico, deram origem a uma nova maneira de encarar a herança cultural, que resultou nos movimentos de preservação e de restauração de monumentos.

A partir do texto, analise os conceitos apresentados a seguir.

I “Uma só coisa deve ser evitada a todo custo do ponto de vista do valor de antiguidade: a intervenção arbitrária da mão do homem no estado do monumento. Não se deve nem acrescentar, nem eliminar, sem substituir aquilo que se alterou no decorrer dos anos sob a ação das forças naturais, assim como não se devem suprimir acréscimos que alteraram a forma original.”

II “A palavra e o assunto são modernos. Restaurar um edifício não é mantê-lo, repará-lo ou refazê-lo, é restabelecê-lo em um estado completo que pode jamais ter existido em um dado momento.”

III “O restauro constitui o momento metodológico do reconhecimento da obra de arte, na sua consistência física e na sua dupla polaridade estética e histórica, com vistas à sua transmissão ao futuro”

IV “Nem pelo público, nem por aqueles que são responsáveis por monumentos públicos, o verdadeiro sentido da palavra restauração é entendido. Significa a mais total destruição após a qual nenhum remanescente pode ser reunido; uma destruição acompanhada de uma falsa descrição do objeto destruído.” 
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente e na mesma ordem, os autores desses conceitos.
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: D
5: E