Questões de Concurso Público Prefeitura de Cabeceira Grande - MG 2018 para Professor de Educação Básica - Língua Portuguesa

Foram encontradas 5 questões

Q1252661 Português

Leia o texto de Vinicius de Moraes.


TEU NOME

Teu nome, Maria Lúcia

Tem qualquer coisa que afaga

Como uma lua macia

Brilhando à flor de uma vaga.

Parece um mar que marulha

De manso sobre uma praia

Tem o palor que irradia

A estrela quando desmaia

É um doce nome de filha

É um belo nome de amada

Lembra um pedaço de ilha

Surgindo de madrugada.

Tem um cheirinho de murta

E é suave como a pelúcia

É acorde que nunca finda

É coisa por demais linda

Teu nome, Maria Lúcia...



As afirmações abaixo estabelecem características de alguns gêneros textuais. Marque a alternativa que corresponde ao gênero enfatizado no texto de Vinicius.

Alternativas
Q1252678 Português
Leia o trecho abaixo de Aníbal Machado.

"Alguma cousa segredavam-se àquela hora o cais e o transatlântico recém-chegado. Estavam atracados”.
“Quase deserta, a praça inunda-se de um sol tal que debaixo dele, guardando o molde dos pés transeuntes, o asfalto se faz dócil.”

A figura de linguagem predominante no trecho é:
Alternativas
Q1252680 Português
Leia o trecho a seguir, transcrito do conto “O gerente”, de Carlos Drummond de Andrade.


“– Você não anda um pouco fatigado pelo excesso de trabalho? Gostaria de ser examinado”? – Estou me sentindo perfeitamente bem. Nunca me senti tão bem como agora. – Por que o senhor falou em médico? – Nada. Falei à toa. – Em todo caso, saiba que resolvemos conceder-lhe uma licença de três meses, e recomendar-lhe que a goze na Argentina, no Uruguai, por aí assim. Isso lhe fará bem, na certa. Samuel perturbou-se. – Mas eu não estou precisando de repouso. Estou forte, posso trabalhar. Ainda no começo do ano fui a Caxambu. Quem sabe se o banco está querendo me dispensar? O presidente não respondeu. – Devo interpretar seu silêncio como... uma afirmativa, é?”


Sobre o trecho acima, pode-se inferir que:
Alternativas
Q1252685 Português
Leia o trecho a seguir, retirado da crônica “Para quem não gosta de ler”, de Luís Giffoni.

"A leitura deveria ser uma questão de saúde pública. Estudos realizados em vários países provaram que ela é um santo remédio para a cabeça: quem lê tende a chegar à velhice menos propenso à doença de Alzheimer. Outras pesquisas, feitas na Universidade Stanford, na Califórnia, mostraram que os neurônios envolvidos na leitura, quando exercitados com obras de ficção, como romances e contos, mantêm a aprendizagem intacta ao longo da vida. Livro significa musculação para os neurônios. Livro devorado, neurônio sarado. Além disso, os leitores assíduos apresentam maior confiança no relacionamento. O motivo é simples: o cérebro não distingue muito bem a literatura da realidade. Assim, mistura as tramas fictícias e os eventos verdadeiros enquanto absorve a diversidade de personagens, enredos e visões de mundo encontradas na literatura. Por fim, através do conhecimento adquirido, desenvolve a mente e o senso crítico. Uma curiosidade: a televisão não oferece esses benefícios. Ela entra por um olho e sai pelo outro".
Segundo Ingedore G. Villaça Koch, articuladores enunciativos “são os que encadeiam atos de fala distintos, introduzindo, entre eles, relações discursivo-argumentativas: oposição, justificativa, explicação, comprovação, conclusão, entre outras”.

Marque o trecho que exemplifica CORRETAMENTE a definição da autora.
Alternativas
Q1252687 Português

Observe a imagem abaixo.

Imagem associada para resolução da questão

(https://br.images.search.yahoo.com/search/images Acessado em: 10/11/2017.)



O diálogo acima exemplifica a falta de comunicação provocada por desconhecimento de:

Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: C
5: C