Questões de Concurso Público Prefeitura de Brusque - SC 2025 para Químico - SAMAE
Foram encontradas 10 questões
Analise as afirmativas abaixo com base nesses dados.
1. O valor elevado de DBO indica alta carga orgânica biodegradável no efluente, o que pode comprometer o oxigênio dissolvido no corpo receptor.
2. O pH ácido pode indicar presença de substâncias corrosivas ou ácidas no efluente, o que pode afetar a fauna aquática.
3. A alta condutividade elétrica sugere baixa concentração de íons dissolvidos, como sais ou metais, no efluente.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Assinale a alternativa correta sobre esse método e a diferenciação entre coliformes totais e termotolerantes.
Com base nesses resultados e nos critérios de qualidade estabelecidos para a água potável, é correto afirmar que:
Assinale a alternativa correta com relação ao uso de microrganismos indicadores na microbiologia da água.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao exposto.
1. Frascos utilizados na coleta de amostras para análise microbiológica devem ser esterilizados previamente e conter tiossulfato de sódio quando a água for clorada, a fim de neutralizar o residual de cloro.
2. As amostras devem ser refrigeradas entre –2°C e –8°C e analisadas preferencialmente em até 48 horas após a coleta, para evitar multiplicação ou morte de microrganismos.
3. A esterilização dos frascos de coleta pode ser realizada por autoclavagem a 121°C por 15 minutos, garantindo a destruição de formas vegetativas e esporos bacterianos.
4. A ausência de Escherichia coli em 10 mL de amostra caracteriza a água como potável, desde que demais parâmetros químicos e físicos estejam dentro dos limites estabelecidos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com base nesse contexto.
( ) A coagulação e a floculação têm como finalidade desestabilizar partículas coloidais presentes na água, por meio da adição de coagulantes químicos (como sulfato de alumínio), promovendo a formação de flocos densos que poderão ser removidos por decantação e filtração.
( ) A decantação é um processo químico de sedimentação que ocorre sob ação da gravidade, sendo responsável pela remoção dos flocos formados nas etapas anteriores; sua eficiência depende de fatores como velocidade ascensional e tempo de detenção.
( ) A cloração consiste na aplicação de compostos de cloro que promovem a desinfecção da água, inativando somente bactérias e vírus; entretanto, sua dosagem deve ser controlada, pois o excesso de cloro pode gerar subprodutos como os trialometanos.
( ) A correção de pH é uma etapa essencial para otimizar o desempenho da coagulação e minimizar processos de corrosão ou incrustação nas tubulações da rede de distribuição.
( ) A fluoretação tem finalidade profilática odontológica, visando à prevenção da cárie dentária; deve ser realizada após a desinfecção, em dosagem controlada e dentro dos limites estabelecidos pelas normas sanitárias vigentes.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Assinale a alternativa correta para manter a qualidade da água tratada dentro dos padrões legais e otimizar o processo.
Assinale a alternativa correta sobre o manejo sustentável do lodo.
Assinale a alternativa correta, sabendo que o biossólido seria destinado à recuperação de áreas degradadas, conforme a Resolução CONAMA nº 498/2020, e que as amostras foram coletadas em sacos plásticos limpos e encaminhadas sob refrigeração para o laboratório.
Assinale a alternativa que corresponde corretamente a uma dessas condições prevista no artigo 5º da norma.