Questões de Concurso Público Prefeitura de Concórdia - SC 2023 para Professor - Literatura Dramatizada

Foram encontradas 5 questões

Q3647144 Literatura
Para Mikhail Bakhtin, os gêneros textuais não são formas imutáveis. Eles mudam conforme o tempo e o espaço – além de outras variáveis. Por isso, o filósofo russo classificou os gêneros textuais como “tipos de texto relativamente estáveis”.
Assinale a alternativa correta a respeito dos gêneros textuais na literatura infantil.
Alternativas
Q3647146 Literatura
Leia o excerto abaixo:
“Era uma vez uma menina linda, linda.
Os olhos pareciam duas azeitonas pretas brilhantes, os cabelos enroladinhos e bem negros.
A pele era escura e lustrosa, que nem o pelo da pantera negra na chuva.
Ainda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laços de fitas coloridas.
Ela ficava parecendo uma princesa das terras da África, ou uma fada do Reino do Luar.
E havia um coelho bem branquinho, com olhos vermelhos e focinho nervoso sempre tremelicando. O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele tinha visto na vida […]”
O excerto é o início do livro “Menina bonita do laço de fita”. Quem escreveu esse clássico da Literatura Infantil brasileira?
Alternativas
Q3647147 Literatura
A Literatura Infantil tem sua origem na oralidade, antes da invenção da imprensa por Gutemberg – que permitiu a impressão e publicação de livros em escala.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) a respeito da historiografia mundial e brasileira da Literatura Infantil.
( ) Os primeiros livros infantis surgiram no século XVIII.
( ) As fábulas de La Fontaine são escritas de forma simples e trazem um ensinamento, uma moral.
( ) A produção literária infantil de Monteiro Lobato se destaca por poemas em forma de quadras.
( ) Os Irmãos Grimm se apropriaram de histórias que eram contadas oralmente, como “Chapeuzinho Vermelho”, criando uma versão escrita.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q3647148 Literatura
De acordo com a Sistematização Curricular do Município de Concórdia e com a Base Nacional Curricular, “é necessário que o professor seja um leitor, pois precisa estar preparado para subsidiar sujeitos leitores”.
A respeito do papel do professor e da disciplina de Literatura Dramatizada na formação de sujeitos leitores, é correto afirmar:
Alternativas
Q3647149 Literatura
Em certo momento do livro, o narrador de “Alice no País das Maravilhas” diz: “Se você não sabe o que é um grifo, veja a ilustração”, demonstrando que a ilustração é uma ferramenta para se entender o texto.
Nos livros infantis e infanto-juvenis, as ilustrações podem narrar totalmente a história, compor a história juntamente com o texto escrito ou, ainda, explicar algumas partes do texto.
Sobre ilustrações em livros infantis, livros visuais e outras linguagens não verbais, é correto afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: E
4: D
5: C