Questões de Concurso Público Prefeitura de Concórdia - SC 2023 para Professor - Geografia
Foram encontradas 6 questões
1. A linha do Equador é a linha que divide a Terra nos hemisférios Leste e Oeste.
2. A latitude é o nome dado à distância de um ponto qualquer até o meridiano de Greenwich.
3. A coordenada geográfica é o cruzamento de um paralelo com um meridiano.
4. As principais linhas imaginárias são a linha do Equador, o meridiano de Greenwich, os trópicos de Câncer e Capricórnio e os Círculos polares Antártico e Ártico.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. Mapas, cartas e plantas possuem escala cartográfica diferenciada em cada uma dessas representações de acordo com a sua utilização.
2. Os mapas são elaborados geralmente em escalas muito grandes, menores que 1:1000000 e com alto grau de detalhamento.
3. As cartas geralmente são concebidas em escalas pequenas de 1:25000 e 1:250000, apresentando baixo grau de detalhamento e precisão.
4. As plantas são feitas em escalas muito pequenas, em torno de 1:25000, com baixo grau de precisão das medidas e consideram a curvatura da Terra.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. Em anos de ocorrência do fenômeno El Niño a dinâmica das massas de ar é alterada, provocando secas em algumas regiões e enchentes em outras.
2. Erupções vulcânicas lançam imensas quantidades de partículas na atmosfera e chegam a interferir no clima em escala planetária.
3. A poluição atmosférica não provoca o aquecimento global e sim a redução da camada de ozônio e a ocorrência de chuvas ácidas.
4. A expansão urbana cria ilhas de calor, que causam desconforto térmico e agravam a concentração de poluentes.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. As terras emersas do globo são apenas constituídas por escudos cristalinos e bacias sedimentares.
2. As estruturas geológicas da crosta evidenciam os processos que a originaram.
3. Os escudos cristalinos são a base das terras emersas.
4. As bacias sedimentares combinam processos destrutivos de erosão e processos construtivos de acumulação ou sedimentação.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. O bioma de tundra ocorre nas baixas latitudes boreais.
2. As pradarias, formações vegetais campestres, aparecem em vastas extensões das zonas temperadas.
3. As savanas tropicais apresentam uma cobertura dominante de gramíneas, com bosques de árvores isolados.
4. O chaparral, ou vegetação mediterrânea, acompanha os domínios climáticos das zonas temperadas caracterizados por verões secos e quentes.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
“Tudo indica que haverá ....................... de parte significativa da população armênia do Azerbaijão, e as pessoas que moram em Karabakh devem ir para diferentes destinos, Armênia, Rússia, ou até outros países como os EUA, a França, mas os principais destinos devem ser a Armênia e a Rússia”.
In: https://www.brasildefato.com.br/2023/09/23/conflito-de-nagorno-karabakh-entenda-os-impactos-geopoliticos-da-crise-no-caucaso
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto com o tipo de deslocamento que a população fará.