Questões de Concurso Público Prefeitura de Balneário Camboriú - SC 2023 para Médico Cardiologista Pediátrico

Foram encontradas 7 questões

Q2083079 Medicina
Durante o desenvolvimento embrionário, algumas afecções maternas, ou uso de drogas durante a gestação, frequentemente se associam a cardiopatias congênitas.
Por exemplo, a estenose pulmonar e persistência do canal arterial (PCA) no recém-nascido estão relacionadas mais frequentemente a:
Alternativas
Q2083080 Medicina
Analise a descrição abaixo em relação à anatomia das cardiopatias congênitas:
“… canal que está patente na vida fetal como um curto e largo vaso conectando a artéria pulmonar à aorta descendente, logo abaixo do istmo aórtico. É uma estrutura fundamental na circulação fetal; após o nascimento, seu fechamento funcional costuma ocorrer entre 12 e 15 horas de vida, e o anatômico é completado entre o quinto e o sétimo dia de vida, prolongando-se, em alguns casos, até o 21º dia…”
Essa descrição corresponde corretamente à(ao):
Alternativas
Q2083082 Medicina
A anatomia da circulação fetal difere da pós-natal em alguns aspectos fundamentais.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao tema.
1. Elevada resistência vascular pulmonar e reduzido fluxo pulmonar no feto. 2. Reduzida resistência vascular sistêmica decorrente da presença da placenta, que é o local das trocas gasosas na circulação fetal. 3. Presença de mistura (shunt) ou desvio do sangue mais oxigenado através do ducto venoso e do forame oval, do átrio direito para o átrio esquerdo e ventrículo esquerdo, e daí para a aorta e o cérebro do feto. 4. Presença de mistura (shunt) ou desvio do sangue menos oxigenado através do canal arterial, do ventrículo direito para a aorta descendente do feto.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q2083083 Medicina
Analise a descrição abaixo:
“…Na vida fetal, as pressões nos ventrículos são iguais… após o nascimento, com o fechamento dos shunts fisiológicos (placenta, forame oval e canal arterial), ocorre queda da pressão pulmonar e aumento da pressão sistêmica, com passagem de sangue da esquerda para a direita pelo defeito anatômico…”
Essa descrição de eventos anatomopatológicos corresponde corretamente a uma cardiopatia congênita do tipo:
Alternativas
Q2083084 Medicina
A doença cardíaca congênita (DCC) é a malformação congênita mais comum em recém-nascidos e, em geral, depende da permeabilidade do canal arterial.
A cardiopatia congênita mais frequente, representando 15 a 20% de todas as cardiopatias congênitas, é a:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: E
4: C
5: D