Questões de Concurso Público CEASA-SC 2023 para Agente Operacional Técnico III - Técnico Agrícola

Foram encontradas 20 questões

Q2287936 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Analise as afirmativas abaixo sobre solos.
1. Os argissolos se identificam por terem maior teor de argila nos horizontes subsuperfíciais em relação aos superficiais, que caracteriza um gradiente textural ao longo do perfil.
2. Os organossolos são formados por elevados teores de matéria orgânica.
3. Os latossolos são altamente intemperizados e sem incremento de argila em profundidade.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas
Alternativas
Q2287937 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Sobre preparo do solo, é correto afirmar que a técnica que prepara as camadas superiores do solo para impedir o escoamento de água na superfície, e/ou evitar que as raízes das plantas se desenvolvam em mais de 30 centímetros de profundidade, é denominada:
Alternativas
Q2287938 Engenharia Agronômica (Agronomia)
No sistema de cultivo mínimo, considera-se:
1. Passagem de implementos como o arado escarificador ou a grade leve, visando romper apenas a camada superficial adensada.
2. O uso da grade leve, normalmente recomendado para solos descompactados e com pouca incidência de plantas daninhas.
3. O uso do arado escarificador, que pode ser recomendado para solos com compactação superficial.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q2287939 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Analise as afirmativas abaixo sobre solo(s) e/ou equipamentos de preparo.
1. A presença da camada compactada no solo pode diminuir sua profundidade útil.
2. A dificuldade de expansão do sistema radicular das plantas em solos compactados pode prejudicar a absorção de água e nutrientes para a cultura, podendo acarretar baixas produtividades.
3. Os arados de discos são equipamentos preferencialmente indicados para a descompactação mecânica do solo, devido à formação de fissuras com mínima mobilização do solo.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q2287940 Engenharia Agronômica (Agronomia)
São consideradas práticas conservacionistas:
1. Terraceamento.
2. Escarificação.
3. Subsolagem.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q2287941 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Analise as afirmativas abaixo:
1. O preparo convencional do solo pode provocar o aumento da sua compactação.
2. O rompimento do solo em profundidades entre 5 e 15 cm é uma característica da escarificação profunda.
3. Os escarificadores e subsoladores são equipamentos que trabalham a superfície e a sub-superficie do solo para promover desagregação de camadas compactadas, a fim de facilitar a penetração de raízes das culturas, da água e do ar, para as camadas mais profundas do solo, sem incorporar a matéria orgânica.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q2287942 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Analise as afirmativas abaixo sobre calagem:
1. Neutraliza o alumínio (Al) trocável.
2. Fornece cálcio (Ca) para a cultura.
3. Fornece magnésio (Mg) para a cultura.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q2287943 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Analise as afirmativas abaixo:
1. A matéria orgânica do solo atua como agente cimentante na formação de agregados do solo.
2. A matéria orgânica do solo apresenta capacidade de modificar relações físico-químicas do solo, alterando a disponibilidade de micronutrientes.
3. Quanto maior o teor de carbono orgânico no solo, menor a capacidade de troca de cátions (CTC).
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q2287944 Engenharia Agronômica (Agronomia)
É correto afirmar que a gessagem no solo:
1. Promove o aumento dos teores de Ca.
2. Promove a redução dos teores S-SO42–.
3. Diminui a saturação por Al nas camadas subsuperficiais.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q2287945 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A figura ilustrada ao lado apresenta um equipamento usado para amostragem de solo, denominado:
Alternativas
Q2287946 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Analise as afirmativas abaixo quanto à amostragem de solo para análise.
1. Em áreas de Sistema Plantio Direto já consolidadas, onde não há revolvimento do solo, a amostragem deve considerar somente as entrelinhas de semeadura.
2. No caso de áreas de pastagem, a coleta de solo deve ocorrer dois a três meses antes do máximo crescimento vegetativo da forrageira.
3. Envia-se normalmente 500 gramas de solo embalado em embalagem plástica limpa adequada ao envio de amostras ao laboratório.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q2287947 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Analise as afirmativas abaixo sobre adubação.
1. O nitrogênio (N) é um dos nutrientes demandados em maior quantidade pela cultura do milho.
2. Quando falamos em potássio (K), no geral, os solos brasileiros são bem abastecidos com o nutriente, por isso a resposta à aplicação tende a ser baixa.
3. Aconselha-se a utilização de fosfatos naturais brasileiros diretamente na lavoura em razão da “eficiência agronômica e custos de transporte, devido à viabilidade econômica”.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q2287953 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A soma de atributos que confere à semente o potencial para uma emergência rápida e uniforme, além do desenvolvimento sob condições diversas do ambiente, é denominado(a):
Alternativas
Q2287954 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Analise as afirmativas abaixo sobre germinação.
1. A qualidade fisiológica das sementes exerce fundamental importância na germinação e na emergência em solo.
2. A germinação de algumas espécies de plantas pode estar associada a fatores genéticos e ambientais, porém nenhum destes determina e/ou interfere em seu grau de dormência.
3. A tensão de água no solo e o período de absorção de água pelas sementes, entre outros fatores, determinam os respectivos níveis e velocidade de emergência da planta.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q2287955 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Se consideramos que “A” representa o número total de sementes colocadas para germinar em determinado local, “N” o número de sementes germinadas no período controlado e em condições controladas, a equação G = (N/A)×100 permite o cálculo:
Alternativas
Q2287958 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Analise as afirmativas abaixo:
1. Fenação é o processo pelo qual, usando-se a energia solar para desidratar a forragem, pode-se conservá-la, com sua qualidade, por um longo período.
2. A fenação pode melhorar o sabor de algumas forrageiras de bom valor nutritivo, as quais só com a fenação são aceitas pelos animais.
3. A silagem, ao final do processo, pode ter um valor nutritivo ligeiramente inferior ao material de origem.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q2287959 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Analise as afirmativas abaixo:
1. A divisão da área da capineira em parcelas menores (talhões), com diferentes alturas do capim, pode facilitar o manejo.
2. Recomenda-se para capineira somente adubação orgânica, evitando-se a adubação química e calagem.
3. O manejo correto da capineira implica no corte na época ideal de colheita, na altura deste corte, e principalmente nos tratos culturais que são dispensados à capineira.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q2287960 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assinale a alternativa que indica corretamente plantas que podem ser recomendadas para pastagens de animais.
Alternativas
Q2287961 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Massai (Panicum maximum) é considerada uma espécie:
Alternativas
Q2287965 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Analise as afirmativas abaixo:
1. Áreas para a formação de pastagens com declividade superior a 30% são recomendadas por evitar saturação do solo e danos por pisoteio.
2. As culturas de milho e sorgo são espécies que podem ser utilizadas no processo de ensilagem.
3. Devido ao tipo de pastejo dos equinos ser rente ao solo, recomenda-se escolha adequada da espécie forrageira, pois esta deve ter hábito de crescimento rasteiro.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Respostas
1: A
2: X
3: E
4: B
5: A
6: C
7: E
8: B
9: C
10: A
11: D
12: B
13: E
14: C
15: B
16: E
17: C
18: A
19: C
20: D