Questões de Concurso Público Prefeitura de Chapecó - SC 2022 para Instrutor Desportivo • Voleibol

Foram encontradas 20 questões

Q4277486 Não definido
“Em uma entorse por inversão, o pé gira para dentro e danifica os ligamentos da parte externa do tornozelo (…)” (FLEGEL, 2015).
Analise as afirmativas abaixo sobre os primeiros socorros em caso de entorse de tornozelo graus II e III.
1. Aplique gelo sobre a lesão e encaminhe o aluno a um médico.
2. Se a lesão ocorrer durante uma competição importante, mantenha o aluno na atividade
3. Em caso de compressão do nervo (formigamento e dormência), solicite que o aluno se mantenha em movimento.
4. Afaste o aluno de todas as atividades que exija o uso da perna/pé machucado.
5. Aplique calor local e encaminhe o aluno a um médico.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q4277487 Não definido
“A educação psicomotora é, sobretudo, a educação da criança através de seu corpo e de seu movimento” (CARON, 2010).
Analise as afirmativas abaixo sobre a aprendizagem e a psicomotricidade.
1. Comprovar a importância do desenvolvimento da psicomotricidade no contexto escolar é valorizar o ser uno e total, indivisível em suas ações e pensamentos.
2. O movimento é a manifestação fundamental de desenvolvimento do homem e possibilita o relacionamento com o mundo e com os demais.
3. A psicomotricidade tem o objetivo de trabalhar o indivíduo apenas no aspecto motor.
4. É importante ressaltar que a educação psicomotora, baseada na psicomotricidade, é uma técnica pedagógica necessária a toda a criança, seja ela normal ou deficiente, e está hoje incorporada nas correntes atuais da psicopedagogia.
5. A educação psicomotora é um método definitivo e não um instrumental no contexto educativo, para questionar os problemas da educação da criança pequena.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q4277488 Não definido
“Os métodos básicos de treinamento compreendem todos os meios sistemáticos que propiciem o desenvolvimento das capacidades de movimento (…)” (GOMES, 2009).
“O trabalho é realizado de tal forma que o organismo realize um esforço ininterrupto, quase sempre em stead state (equilíbrio de oxigênio e de todas as funções orgânicas)”.
A que método de treinamento o conceito se refere?
Alternativas
Q4277489 Não definido
“Apesar de crianças e jovens com deficiências fazerem parte do cotidiano escolar, muito ainda precisa se discutir sobre a sua participação e aprendizagem na escola” (ALVES, FIORINI & VENDITTI JÚNIOR, 2019).
Analise as afirmativas abaixo sobre as estratégias generalizáveis que deveriam ser adotadas nas aulas de Educação Física para criar condições favoráveis à participação dos alunos com deficiências.
1. Deixar sempre a turma livre para que os alunos se organizem para as atividades.
2. Organizar o espaço para a aula, com atenção à iluminação, à sonoridade, à temperatura e à umidade.
3. Informar aos alunos o quê e como fazer, por meio da explicação verbal, da demonstração, da assistência física ou da combinação dessas formas.
4. Alterar as regras originais e culturalmente aceitas de modo a permitir que a atividade seja realizada de modo menos restritivo.
5. Todas as deficiências requerem as mesmas estratégias para promover a participação do aluno nas atividades propostas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q4277490 Não definido
“A energia contida nos alimentos não é transferida diretamente às células para a realização de um trabalho biológico” (MCARDLE, KATCH & KATCH, 2019).
A energia proveniente da oxidação dos macronutrientes é recolhida e conduzida através de que composto?
Alternativas
Q4277491 Não definido
“O processo de desenvolvimento motor pode ser visto como fase e estágio” (GALLAHUE, OZMUN & GGODWAY, 2013).
Analise as afirmativas abaixo sobre as fases do desenvolvimento motor.
1. As primeiras formas do movimento voluntário são as rudimentares.
2. Tal processo revela-se, principalmente, por mudanças no comportamento dos movimentos ao longo do tempo.
3. As habilidades do movimento fundamental no início da infância são frutos da fase reflexa do bebê.
4. As habilidades do movimento especializado são um produto da fase do movimento fundamental.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q4277492 Não definido
Analise as afirmativas abaixo de acordo com o Estatuto do idoso.
1. Na admissão do idoso em qualquer trabalho ou emprego, é vedada a discriminação e a fixação de limite máximo de idade é permitida, inclusive para concursos.
2. É destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
3. O idoso tem direito ao exercício de atividade profissional, respeitadas suas condições físicas, intelectuais e psíquicas.
4. O Poder Público criará oportunidades de acesso do idoso à educação, adequando currículos, metodologias e material didático aos programas educacionais a ele destinados.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q4277493 Não definido
“É notório a questão das dificuldades existentes em relação à aceitação e à inclusão de estudantes com deficiência em todos os setores educacionais” (SANTOS, FUMES & FERREIRA, 2019).
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao papel do professor frente à inclusão.
( ) Os professores devem reconhecer que a educação é um direito de todos e que existem estudantes que estão em condições de vulnerabilidade.
( ) Não é responsabilidade dos professores avançarem os seus conhecimentos relacionados à educação inclusiva, superando atitudes negativas diante das pessoas com deficiência.
( ) Os representantes da direção escolar são as figuras principais de atuação face à inclusão de estudantes com deficiência.
( ) A atitude é a chave de mudança de comportamento para com as pessoas com deficiência e, em termos educacionais, as atitudes dos professores podem influenciar a forma como as aulas são conduzidas.
( ) O princípio da inclusão não permite que nenhum educando fique marginalizado das práticas esportivas, pois não teriam as vivências necessárias que certamente contribuiriam na sua formação para a cidadania.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q4277494 Não definido
“As crianças e os adolescentes necessitam de abundância de oportunidades em uma variedade de atividades motoras (…)” (REFFAZ, 2009).
Analise as afirmativas abaixo sobre o esporte e as atividades físicas.
1. Quando se analisa o problema de a criança estar preparada para participar de competições no esporte, é necessário considerar a questão da prontidão e do período ótimo de aprendizagem.
2. A prontidão baseia-se na noção de que, durante o desenvolvimento, alguns momentos são ideais para promoverem-se novas aprendizagens.
3. O período ótimo de aprendizagem está relacionado com os pré-requisitos necessários para o envolvimento de crianças e de adolescentes em novas experiências.
4. Não existe um período ótimo de aprendizagem para todos os conteúdos, uma vez que há especificidades para os vários domínios do comportamento.
5. A participação de uma criança em uma situação de competição no esporte implica somente a adesão de um sistema de recompensa e de motivação.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q4277495 Não definido
“A iniciação esportiva é marcada pela prática regular e orientada por uma ou mais modalidades esportivas, e o objetivo imediato é dar continuidade ao desenvolvimento da criança de forma integral, não implicando em competições regulares” (SANTANA, 2002).
Analise as afirmativas abaixo sobre a iniciação esportiva.
1. Deve respeitar a fase do desenvolvimento motor e cognitivo da criança, preservando assim a sua infância e o direito à ludicidade.
2. A seleção precoce de crianças para uma determinada atividade especializada é incompatível com os preceitos educacionais que devem dirigir um processo de treinamento desportivo.
3. Deve ter como base a pluralidade de movimentos e a diversificação de situações-problema.
4. A aplicação de atividades lúdicas e recreativas em escolinhas esportivas ou até mesmo na Educação Física escolar traz mais interesse à prática.
5. Os fundamentos, princípios, características, regras e movimentações devem ser aos poucos apresentados de maneira simples e num nível de exigência com as capacidades de uma criança que está iniciando um novo processo.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q4277496 Não definido
“O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), sancionado em 13 de julho de 1990, é o principal instrumento normativo do Brasil sobre os direitos da criança e do adolescente” (ECA, 1990).
Analise as afirmativas abaixo de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente.
1. Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até 12 anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre 12 e 18 anos de idade.
2. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.
3. Aos pais ou responsável é facultativo matricular seus filhos na rede regular de ensino.
4. No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura.
5. É proibido qualquer trabalho a menores de dezoito anos de idade, mesmo na condição de aprendiz.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q4277497 Não definido
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) de acordo com o Estatuto da Defesa do Torcedor.
( ) Torcedor é toda pessoa que aprecie, apoie ou se associe a qualquer entidade de prática desportiva do país e acompanhe a prática de determinada modalidade esportiva.
( ) É direito do torcedor a divulgação, durante a realização da partida, da renda obtida pelo pagamento de ingressos e do número de espectadores pagantes e não pagantes.
( ) É direito do torcedor que o árbitro e seus auxiliares entreguem, em até quatro horas contadas do término da partida, a súmula e os relatórios da partida a todos os torcedores interessados.
( ) O torcedor tem direito à segurança nos locais onde são realizados os eventos esportivos exclusivamente durante a realização das partidas.
( ) Será assegurada acessibilidade ao torcedor portador de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q4277498 Não definido
De acordo com as regras oficiais do voleibol (FIVB, 2017-2020), é correto afirmar:
Alternativas
Q4277499 Não definido
Analise as afirmativas abaixo sobre o saque no voleibol.
1. É o movimento que coloca a bola em jogo e marca o início do rally.
2. É um dos fundamentos do vôlei mais importantes, pois é o primeiro movimento de defesa da partida.
3. O saque tipo flutuante é parecido com o saque por cima clássico, porém mais tático e técnico.
4. No saque tipo viagem, o jogador joga a bola para o alto e bate nela com potência, ou seja, usando toda a força necessária para cair na quadra adversária. Este é um saque utilizado para desestabilizar a defesa (recepção do saque) da equipe adversária.
5. No saque por baixo, o jogador bate na bola de baixo para cima, colocando-a na maior altura possível (em torno de 25 metros) para que ela caia na quadra adversária.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. 
Alternativas
Q4277500 Não definido
Analise as afirmativas abaixo sobre o bloqueio e o ataque no voleibol.
1. O bloqueio é um dos fundamentos do vôlei de defesa da equipe contra um ataque.
2. O bloqueio só pode ser simples ou duplo.
3. Na execução de um bloqueio duplo, um dos jogadores poderá tocar na rede; esse ato não configura falta.
4. É permitido utilizar os pés para defender um ataque.
5. Não existe uma técnica exclusiva para executar a defesa, porém a mais utilizada é a manchete.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q4277501 Não definido
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre os passes e levantamentos no voleibol.
( ) A recepção, também chamada de cortada, é o ato de receber o saque que vem da equipe adversária.
( ) A principal função da recepção é passar a bola para o levantador da equipe, que irá preparar um ataque.
( ) A técnica mais utilizada para fazer a recepção é a manchete.
( ) É correto fazer a manchete com as mãos, onde a bola deve bater no centro desta.
( ) O levantamento é realizado após uma recepção, e sua principal função é preparar um ataque.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q4277502 Não definido
Analise as afirmativas abaixo de acordo com as regras oficiais do voleibol (FIVB, 2017-2020).
1. Dois ou três jogadores poderão tocar a bola simultaneamente.
2. A bola pode ser tocada com qualquer parte do corpo.
3. Ao cruzar a rede, a bola poderá tocá-la.
4. Os jogadores podem penetrar na zona livre do adversário, não é falta.
5. O saque efetuado antes do apito do árbitro é anulado e repetido.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q4277503 Não definido
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre o ataque no voleibol.
( ) É, na maioria das vezes, o terceiro toque na bola permitido a cada equipe.
( ) O objetivo deste fundamento é fazer a bola aterrissar na quadra adversária, conquistando deste modo o ponto em disputa.
( ) Ataque do fundo é realizado por um jogador que não se encontra na rede.
( ) Cortada: refere-se a um ataque em que a bola é acertada com força, com o objetivo de fazê- -la aterrissar o mais rápido possível na quadra adversária.
( ) Largada: refere-se a um ataque em que jogador não acerta a bola com força, mas antes a toca levemente, procurando direcioná-la para uma região da quadra adversária que não esteja bem coberta pela defesa.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q4277504 Não definido
Com relação ao Líbero, de acordo com as regras oficiais do voleibol (FIVB, 2017-2020), é correto afirmar:
Alternativas
Q4277505 Não definido
Analise as afirmativas abaixo de acordo com as regras oficiais do voleibol (FIVB, 2017-2010).
1. A área de jogo compreende a quadra de jogo e a zona livre. Deverá ser retangular e assimétrica.
2. A zona de saque é uma área de 18 metros de largura, situada após cada linha de fundo.
3. A quadra de jogo é um retângulo medindo 18 metros × 9 metros, circundada por uma zona livre de, no mínimo, 3 metros de largura em todos os lados.
4. A zona de substituição é delimitada pelo prolongamento imaginário de ambas as linhas de saque até a mesa do apontador.
5. A Zona de Troca do Líbero é a parte da zona livre no lado do banco das equipes, limitada pela extensão da linha de ataque até a linha de fundo.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A
4: D
5: E
6: C
7: E
8: D
9: A
10: E
11: B
12: C
13: B
14: C
15: D
16: D
17: E
18: A
19: B
20: C