Questões de Concurso Público Prefeitura de Fraiburgo - SC 2019 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 15 questões

Q1053429 Fonoaudiologia

A avaliação audiológica básica pode ser realizada por meio de testes comportamentais, eletroacústicos.


Analise as afirmativas abaixo em relação a essa avaliação.

1. Os limiares auditivos de via aérea, testados na audiometria tonal liminar, refletem a integridade do mecanismo auditivo periférico, uma vez que o estímulo é transmitido por meio do meato acústico externo, cavidade da orelha média, orelha interna e transmitido ao sistema auditivo central.

2. A pesquisa dos limiares auditivos de via óssea tem como objetivo principal investigar as condições da orelha média.

3. Para avaliar a percepção da fala das crianças com trocas na fala pode ser realizado o Limiar de Reconhecimento de fala com apoio de figuras ou ordens simples.

4. Os fones de inserção foram desenvolvidos para reproduzir as mesmas características eletroacústicas dos fones supra-aurais, sendo que os mesmos têm a vantagem de maior atenuação interaural e redução do risco de colabamento do meato acústico externo.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q1053430 Fonoaudiologia

O desenvolvimento inicial do sistema sensório- -motor oral será a base para formação das estruturas envolvidas nas funções de mastigação, deglutição, sucção, respiração e fala.


Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) quanto ao desenvolvimento do sistema sensório-motor oral no primeiro ano de vida.

( ) No nascimento, a mandíbula do bebê se encontra diminuída em relação à maxila e a cavidade oral, sendo esta última totalmente ou quase totalmente preenchida pela língua. A laringe, o osso hioide e os seios periformes encontram-se elevados e a porção posterior da língua encontra-se posicionada próxima ao palato mole.

( ) O padrão do suckling e o sucking são bastante diferentes. O suckling é o primeiro a ser desenvolvido, ele apresenta movimentação da língua de trás para frente e o líquido verte para boca em ritmo, com movimentos mandibulares e pausa para respiração.

( ) Próximo aos seis meses, a língua do bebê começa a realizar movimentos dissociados da mandíbula, com pequenas elevações e amassamento frente a alimentos mais consistentes.

( ) Com o surgimento dos dentes, a criança começa a ganhar aumento na dimensão vertical da cavidade oral, mas ainda não ocorrem movimentos mais amplos de língua na manipulação dos alimentos, não sendo mais observados movimentos fásicos e rítmicos de mandíbula frente a um alimento.

( ) Por volta de doze meses a mandíbula faz movimentos de elevação, abaixamento e anteroposterior, encontrando-se mais anteriorizada, assim como a língua.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Q1053431 Fonoaudiologia

O equilíbrio da vibração dos sons nas cavidades anatômicas (nasal, oral e faríngea) é que determina se as qualidades de fala e de voz são percebidas como normais ou alteradas pelos ouvintes.


Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre o mecanismo velofaríngeo e a disfunção velofaríngea.

( ) Quando há uma comunicação significante e indesejável entre as cavidades oral e nasal, há um quadro de disfunção velofaríngea na qual o mecanismo velofaríngeo é incapaz de realizar seu funcionamento adequado, causando nasalização dos sons orais da fala.

( ) A disfunção velofaríngea é um termo que se refere às alterações no funcionamento velofaríngeo, especificamente ao fechamento do esfíncter velofaríngeo.

( ) No caso da fissura labiopalatina, em suas formas aparente ou submucosa (clássica ou oculta), a disfunção velofaríngea é uma das complicações que pode ocorrer após a realização da cirurgia primária para correção da fissura de palato.

( ) Os distúrbios de fala obrigatórios na presença de alterações do funcionamento velofaríngeo (hipernasalidade, escape de ar nasal, fraca pressão intraoral) são comuns tanto na disfunção velofaríngea congênita quanto na disfunção velofaríngea adquirida.

( ) Uma vez identificadas alterações de fala associadas à disfunção velofaríngea, é provável que haja a necessidade de complementação do diagnóstico através de técnicas instrumentais, como a nasoendoscopia e a videofluoroscopia, as quais possibilitam a avaliação e a documentação da função velofaríngea.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Q1053432 Fonoaudiologia

A paralisia cerebral (PC) é uma condição clínica descrita como um grupo de distúrbios permanentes do desenvolvimento predominantemente motor e postural, causando limitação de atividades funcionais, atribuídas a distúrbios não progressivos que ocorreram no desenvolvimento fetal ou cérebro imaturo da criança.


Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.

1. Os indivíduos com PC podem ser verbais ou não verbais, de acordo com a gravidade motora. Entre os distúrbios motores que afetam o discurso na PC podem-se incluir disartria/anartria e dispraxia/apraxia.

2. Quanto ao desenvolvimento comunicativo, os pacientes com PC constituem um grupo homogêneo, sendo possível traçar um perfil de habilidades comunicativas considerando apenas o diagnóstico de PC.

3. O desenvolvimento da criança com PC é influenciado pelas reações posturais anormais, pela persistência dos reflexos e repostas primitivas e pelo atraso das habilidades motoras, fazendo com que haja interferência nos inputs sensoriais.

4. Alterações cognitivas são frequentemente encontradas na PC e podem ser mascaradas por problemas motores e perceptuais, mas essas alterações por si não constituem deficiência intelectual.

5. A incapacidade motora age na região da cintura escapular e no controle da musculatura orofacial, na coordenação da respiração e da articulação, porém isto não afeta os aspectos gramaticais do discurso e o número de enunciados nas atividades dialógicas.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q1053433 Fonoaudiologia

Pesquisadores apontam que pessoas com Síndrome de Down (SD) apresentam falta de sincronia entre o desenvolvimento cognitivo e o de linguagem e enfatizam que os déficits linguísticos são maiores que os cognitivos.


Analise as afirmativas abaixo em relação à SD.

1. Alterações estomatognáticas como deglutição adaptada e alterações de fala por imprecisão articulatória podem ser observadas nesses pacientes, além de atresia maxilar, desequilíbrio das forças entre os músculos orais e faciais e rebaixamento mandibular.

2. Observam-se atrasos no desenvolvimento de linguagem, com diferenças quanto à quantidade, qualidade e diversidade de gestos e palavras, se comparadas com crianças com desenvolvimento típico.

3. Durante o desenvolvimento da linguagem, apresentam melhor expressão do que compreensão e esse déficit entre ambas as habilidades torna-se mais observável com o desenvolvimento geral da criança. Comumente quando não conseguem se fazer entender, apresentam preferência pela comunicação gestual.

4. A hipotonia generalizada afeta tanto a musculatura lisa quanto a estriada. Esta última está relacionada com o retardo na aquisição do desenvolvimento motor e resulta em movimentos mais lentos e diminuição da força muscular.

5. A oxigenação para o adequado metabolismo e desenvolvimento das funções corticais pode estar comprometida pela respiração oral, o que pode influenciar diretamente no baixo rendimento físico e atencional, principalmente em tarefas que exigem maiores condições de concentração e seleção de estímulos ambientais.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: B
4: B
5: E