Questões de Concurso Público Prefeitura de Florianópolis - SC 2019 para Fisioterapeuta

Foram encontradas 2 questões

Q1652079 Enfermagem

Analise as afirmativas abaixo, conforme a Portaria do Ministério da Saúde no 2.436, de 21 de setembro de 2017, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica (AB), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).


1. A AB será a principal porta de entrada e centro de comunicação da Rede de Atenção à Saúde, coordenadora do cuidado e ordenadora das ações e serviços disponibilizados na rede.

2. A PNAB tem na Saúde da Família sua estratégia prioritária para expansão e consolidação da AB.

3. Para equipe de Saúde da Família (eSF), há a obrigatoriedade de carga horária de quarenta horas semanais para todos os profissionais de saúde membros da eSF. Dessa forma, os profissionais da eSF poderão estar vinculados a apenas uma equipe de Saúde da Família, com exceção do médico que poderá atuar em duas equipes com carga horária de vinte horas em cada eSF dentro de um mesmo município.

4. A longitudinalidade do cuidado pressupõe a continuidade da relação de cuidado, com construção de vínculo e responsabilização dos usuários ao longo do tempo, de modo que os mesmos não sobrecarreguem os serviços, cuidando de sua saúde sem interferência direta dos profissionais da Unidade de Saúde.

5. A AB deve possibilitar, de acordo com a necessidade e conformação do território, através de pactuação e negociação entre gestão e equipes, que o usuário possa ser atendido fora de sua área de cobertura, mantendo o diálogo e a informação com a equipe de referência.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas

Alternativas
Q1652080 Enfermagem
Analise as afirmativas abaixo, de acordo com as diretrizes a respeito do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) descrito pela Portaria do Ministério da Saúde no 2.436, de 21 de setembro de 2017, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica (AB), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
1. Poderão compor os NASF-AB os seguintes profissionais em conformidade com as ocupações do Código Brasileiro de Ocupações (CBO) na área de saúde: Médico Acupunturista; Assistente Social; Profissional/Professor de Educação Física; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Médico Homeopata; Nutricionista; Psicólogo; Terapeuta Ocupacional; Médico Veterinário.
2. A definição das categorias profissionais que compõem os NASF-AB é de autonomia do gestor estadual, devendo ser escolhidas de acordo com as necessidades específicas das mesorregiões.
3. A equipe do NASF deve ser membro orgânico da Atenção Básica, vivendo parcialmente o dia a dia nas Unidades Básicas de Saúde e trabalhando de forma vertical e multidisciplinar com os demais profissionais, garantindo a longitudinalidade do cuidado e a prestação de serviços diretos à população.
4. Os NASF-AB não se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais, e não são de livre acesso para atendimento individual ou coletivo. Estes, quando necessários, devem ser regulados pelas equipes que atuam na Atenção Básica.
5. Os diferentes profissionais do NASF-AB devem estabelecer e compartilhar saberes, práticas e gestão do cuidado, com uma visão comum e aprender a solucionar problemas pela comunicação, de modo a maximizar as habilidades singulares de cada um.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Respostas
1: B
2: C