Questões de Concurso Público Prefeitura de Videira - SC 2014 para Assistente Social

Foram encontradas 3 questões

Q1129859 Serviço Social

Ao discorrer sobre o processo sócio-histórico de emergência do Serviço Social no Brasil, Marilda Iamamoto (1992) afirma que a profissão surge como parte de um movimento social amplo, em resposta às novas determinações da “questão social” no âmbito do capitalismo monopolista, com uma justificação teórico-ideológica e compromissos sociopolíticos com o reformismo conservador.


Para a autora, o Serviço Social, nessa fase:

Alternativas
Q1129867 Serviço Social

Marilda Iamamoto, em sua obra Serviço Social em tempo de capital fetiche (2007), discute as condições que circunscrevem o trabalho do assistente social na dinâmica das relações sociais vigentes na sociedade contemporânea.


A autora considera que:

1. O exercício profissional é polarizado pela trama de relações e interesses sociais, participando de um processo que permite tanto a continuidade da sociedade de classes quanto as possibilidades de sua transformação.

2. O exercício profissional exige um sujeito profissional que tenha competências para propor e negociar com a instituição os seus projetos e atribuições profissionais.

3. A sociabilidade capitalista contemporânea, fortemente impregnada nas relações entre Estado e sociedade, subordina o trabalho do assistente social aos princípios neoliberais.

4. A sociedade civil deve ser entendida como espaço para canalizar as demandas não atendidas pelo Estado.

5. O exercício profissional exige uma análise crítica e teoricamente fundamentada do trabalho realizado, sendo este indissociável dos projetos societários mais amplos.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q1129868 Serviço Social

Uma das teorias de compreensão da gênese da pobreza na atualidade está relacionada ao “risco social”.


Em seu livro Pobreza e Serviço Social (2013), Luana Siqueira discute essa questão, afirmando:

1. O “risco social” geralmente é vinculado aos segmentos mais pobres da classe trabalhadora.

2. A ideia de “risco social” desloca para os sujeitos a centralidade da contradição de classes nas manifestações da questão social.

3. Em contextos de avanço da ofensiva neoliberal, as formas de controle dos “riscos sociais” apresentam-se pautadas na solidariedade e nas ações individuais, exemplos pessoais para resolver os problemas supostamente ocasionados por outros indivíduos.

4. A ideia de risco social culpa os indivíduos pelas manifestações da questão social, seja em sua origem ou em sua solução.

5. “Risco social” passa a ser ponto de interesse ou demanda para o capital quando se apresenta como risco econômico.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: E