Questões de Concurso Público MPE-SC 2014 para Analista - Letras, Reaplicação

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Q793272 Português

Texto 4 

A coesão, o léxico e a gramática

A coesão do texto tem uma dupla função: a de promover e a de sinalizar as articulações de segmentos, de modo a possibilitar a sua continuidade e a sua unidade. Dessa forma, a coesão não apenas estabelece os nexos que ligam as subpartes do texto como também marca onde estão esses nexos e quais os pontos que eles articulam.

A gramática é uma condição para que aquilo que dizemos, numa determinada situação, faça sentido e possa funcionar como atividade de interação. O uso de certas categorias gramaticais promove e sinaliza a continuidade do texto e é, por isso, uma das condições de sua coerência. O vocabulário de um texto, por sua vez, não cumpre apenas uma função ligada ao significado do que se pretende dizer, mas cumpre também a função de marcar as ligações que se quer fazer no texto, para que ele tenha a necessária continuidade e unidade. São, portanto, mais do que palavras com significados.

ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p. 164-173. [Adaptado]

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), considerando o texto 4. ( ) A coesão diz respeito à ocorrência de elementos linguísticos na superfície do texto; não tem correlação, portanto, com a coerência textual, que corresponde a relações conceituais subjacentes. ( ) Na produção de um texto, a escolha de um pronome para retomar um referente, ou a escolha de um artigo definido para introduzir um referente são estratégias de natureza gramatical. ( ) Nos textos que circulam oralmente e por escrito, a presença de um componente gramatical é secundária para que o sentido se expresse e a interação aconteça. ( ) A proximidade semântica entre as palavras de um texto, através do recurso da associação, constitui um recurso coesivo no âmbito lexical. ( ) Não se faz um texto sem gramática; mas, também, não se faz um texto apenas com gramática. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q793274 Português
Correlacione as colunas, considerando os recursos de coesão remissiva indicados. Coluna 1 1. pronominalização 2. elipse 3. substituição lexical 4. inferência Coluna 2 ( ) A jovem acordou sobressaltada. Ela não conseguia lembrar-se do que havia acontecido. ( ) A mãe de Paulo está hospitalizada. A senhora sofreu um acidente. ( ) João ganhou uma bicicleta. Maria quer também. ( ) Escolha um peixe fresco e prepare-o para ir ao forno. ( ) Os alunos chegaram cedo à Universidade e a biblioteca ainda estava fechada. Assinale a alternativa que indica a sequência correta,de cima para baixo.
Alternativas
Q793277 Português
Texto 5
Planejando seu texto: falado e escrito
Vamos supor que começássemos a escrever usando a mesma variedade da língua que se usa na fala: chamei ela, a casa que eu moro, tá bem etc. Isso não significaria, em absoluto, que os textos escritos ficariam idênticos ao que vou chamar, por comodidade, de textos falados. Acontece que há outras diferenças, que acabam sendo mais importantes do que as diferenças gramaticais, e que são impossíveis de eliminar, porque não decorrem de convenção social, mas das limitações e recursos do meio empregado: a fala ou a escrita.
Para dar um exemplo: um leitor pode diminuir a velocidade de leitura, e pode reler um trecho se achar que não entendeu direito. Mas um ouvinte não tem esses recursos: se não entendeu, precisa pedir ao falante que repita - e não pode ficar fazendo isso o tempo todo, para não perturbar a própria situação de comunicação, e acabarem os dois se confundindo na conversa. Isso tem consequências para a estruturação do texto. Um autor pode escrever de maneira muito mais sintética, sem repetições e construindo suas frases em um plano amplo, como por exemplo:
O Durval, que toma conta da escola, saiu correndo atrás dos meninos da terceira série, que tinham ido para a rua, a fim de vigiá-los.
Essa frase funciona perfeitamente na escrita. Mas se for falada desse jeito - e principalmente se as outras frases do texto forem todas estruturadas assim - vai ficar difícil de entender. O ouvinte, que não pode voltar atrás, pode não se lembrar de quem é que vai "vigiar'; ou quem são "-los" ou quem é que tinha ido para a rua. Essa passagem apareceria (e, na verdade, apareceu) em um texto falado com a seguinte forma:
aí, saiu o Durval saiu correndo atrás dos menino, né, o que toma conta lá da escola, pra poder, saiu correndo atrás dos menino, poder tomar conta dos menino. Os menino tinha ido pra rua, menino da terceira série.
PERINI, Mário A. A língua do Brasil amanhã e outros mistérios. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. p. 65-67.
Considere os trechos extraídos do texto 5. 1. "Para dar um exemplo: um leitor pode diminuir a velocidade de leitura, e pode reler um trecho se achar que não entendeu direito. Mas um ouvinte não tem esses recursos: se não entendeu, precisa pedir ao falante que repita - e não pode ficar fazendo isso o tempo todo, para não perturbar a própria situação de comunicação, e acabarem os dois se confundindo na conversa." 2. "O ouvinte, que não pode voltar atrás, pode não se lembrar de quem é que vai 'vigiar; ou quem são '-los, ou quem é que tinha ido para a rua." Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ). ( ) Em 1, o artigo indefinido, sublinhado nas duas ocorrências, particulariza, respectivamente, um leitor e um ouvinte específico que o autor tem em mente. ( ) Em 1, a ordenação das sentenças condicionais sublinhadas relativamente às respectivas principais promove a manutenção do paralelismo estrutural entre os períodos. ( ) Em 1, "esses recursos" e "isso" são mecanismos coesivos para indicar progressão referencial, caracterizados, respectivamente, como uso de descrição definida e de forma remissiva demonstrativa. ( ) Em 2, as duas orações sublinhadas apresentam valores distintos para o auxiliar modal "poder": modalidade voltada ao eixo da conduta e modalidade voltada ao eixo da possibilidade epistêmica, respectivamente. ( ) Em 2, as duas ocorrências de "é que" sinalizam focalização do conteúdo de orações objetivas diretas. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. 
Alternativas
Q793292 Português
Texto 10
A complicada arte de ver
Ela entrou, deitou-se no divã e disse: "Acho que estou ficando louca" Eu fiquei em silêncio aguardando que ela me revelasse os sinais da sua loucura. "Um dos meus prazeres é cozinhar. Vou para a cozinha, corto as cebolas, os tomates, os pimentões - é uma alegria! Entretanto, faz uns dias, eu fui para a cozinha para fazer aquilo que já fizera centenas de vezes: cortar cebolas. Ato banal sem surpresas. Mas, cortada a cebola, eu olhei para ela e tive um susto. Percebi que nunca havia visto uma cebola. Aqueles anéis perfeitamente ajustados, a luz se refletindo neles: tive a impressão de estar vendo a rosácea de um vitral de catedral gótica. De repente, a cebola, de objeto a ser comido, se transformou em obra de arte para ser vista! E o pior é que o mesmo aconteceu quando cortei os tomates, os pimentões... Agora, tudo o que vejo me causa espanto."
Ela se calou, esperando o meu diagnóstico. Eu me levantei, fui à estante de livros e de lá retirei as "Odes Elementales" de Pablo Neruda. Procurei a "Ode à Cebola" e lhe disse: "Essa perturbação ocular que a acometeu é comum entre os poetas. Veja o que Neruda disse de uma cebola igual àquela que lhe causou assombro: 'Rosa de água com escamas de cristal. Não, você não está louca. Você ganhou olhos de poeta... Os poetas ensinam a ver".
Ver é muito complicado. Isso é estranho porque os olhos, de todos os órgãos dos sentidos, são os de mais fácil compreensão científica. A sua física é idêntica à física óptica de uma máquina fotográfica: o objeto do lado de fora aparece refletido do lado de dentro. Mas existe algo na visão que não pertence à física.
William Blake sabia disso e afirmou: "A árvore que o sábio vê não é a mesma árvore que o tolo vê" Sei disso por experiência própria. Quando vejo os ipês floridos, sinto-me como Moisés diante da sarça ardente: ali está uma epifania do sagrado. Mas uma mulher que vivia perto da minha casa decretou a morte de um ipê que florescia à frente de sua casa porque ele sujava o chão, dava muito trabalho para a sua vassoura. Seus olhos não viam a beleza. Só viam o lixo.
Adélia Prado disse: "Deus de vez em quando me tira a poesia. Olho para uma pedra e vejo uma pedra" Drummond viu uma pedra e não viu uma pedra. A pedra que ele viu virou poema.
ALVES, Rubem. A complicada arte de ver. Disponível em: Acessado em 31 de março de 2014. 
Verifique se as afirmativas abaixo estão em consonância com o texto 10 e identifique as verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ). ( ) No início do texto, em "Ela entrou, deitou-se no divã e disse", a coesão sequencial é estabelecida por encadeamento temporal das ações que culmina com a introdução de discurso direto por verbo dicendi. ( ) Em "Vou para a cozinha, corto as cebolas, os tomates, os pimentões - é uma alegria!" (primeiro parágrafo), o uso do travessão intercala a fala do narrador no discurso da personagem. ( ) O enunciado "Quando vejo os ipês floridos, sinto-me como Moisés diante da sarça ardente" (quarto parágrafo) apresenta rela­ções de temporalidade e de comparação entre os constituintes. ( ) O termo "epifania" (quarto parágrafo) pode ser substituído, sem prejuízo de sentido, por "ilustração". ( ) Em "Seus olhos não viam a beleza. viam o lixo." (quarto parágrafo), o item sublinhado tem valor persuasivo, estabelecendo uma contrajunção ao introduzir uma proposição que orienta em direção contrária a força argumentativa do enunciado anterior. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. 
Alternativas
Q793293 Português
Texto 10
A complicada arte de ver
Ela entrou, deitou-se no divã e disse: "Acho que estou ficando louca" Eu fiquei em silêncio aguardando que ela me revelasse os sinais da sua loucura. "Um dos meus prazeres é cozinhar. Vou para a cozinha, corto as cebolas, os tomates, os pimentões - é uma alegria! Entretanto, faz uns dias, eu fui para a cozinha para fazer aquilo que já fizera centenas de vezes: cortar cebolas. Ato banal sem surpresas. Mas, cortada a cebola, eu olhei para ela e tive um susto. Percebi que nunca havia visto uma cebola. Aqueles anéis perfeitamente ajustados, a luz se refletindo neles: tive a impressão de estar vendo a rosácea de um vitral de catedral gótica. De repente, a cebola, de objeto a ser comido, se transformou em obra de arte para ser vista! E o pior é que o mesmo aconteceu quando cortei os tomates, os pimentões... Agora, tudo o que vejo me causa espanto."
Ela se calou, esperando o meu diagnóstico. Eu me levantei, fui à estante de livros e de lá retirei as "Odes Elementales" de Pablo Neruda. Procurei a "Ode à Cebola" e lhe disse: "Essa perturbação ocular que a acometeu é comum entre os poetas. Veja o que Neruda disse de uma cebola igual àquela que lhe causou assombro: 'Rosa de água com escamas de cristal. Não, você não está louca. Você ganhou olhos de poeta... Os poetas ensinam a ver".
Ver é muito complicado. Isso é estranho porque os olhos, de todos os órgãos dos sentidos, são os de mais fácil compreensão científica. A sua física é idêntica à física óptica de uma máquina fotográfica: o objeto do lado de fora aparece refletido do lado de dentro. Mas existe algo na visão que não pertence à física.
William Blake sabia disso e afirmou: "A árvore que o sábio vê não é a mesma árvore que o tolo vê" Sei disso por experiência própria. Quando vejo os ipês floridos, sinto-me como Moisés diante da sarça ardente: ali está uma epifania do sagrado. Mas uma mulher que vivia perto da minha casa decretou a morte de um ipê que florescia à frente de sua casa porque ele sujava o chão, dava muito trabalho para a sua vassoura. Seus olhos não viam a beleza. Só viam o lixo.
Adélia Prado disse: "Deus de vez em quando me tira a poesia. Olho para uma pedra e vejo uma pedra" Drummond viu uma pedra e não viu uma pedra. A pedra que ele viu virou poema.
ALVES, Rubem. A complicada arte de ver. Disponível em: Acessado em 31 de março de 2014. 
Considerando aspectos linguísticos do texto 10, identifique se são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) as afirmativas abaixo. ( ) Em "Eu fiquei em silêncio aguardando que [...]" (primeiro parágrafo) e "Ela se calou, esperando o meu diagnóstico" (segundo parágrafo), o gerúndio introduz orações subordinadas adverbiais temporais reduzidas. ( ) O segmento "Eu me levantei, fui à estante de livros e de lá retirei as 'Odes Elementales, de Pablo Neruda." (segundo parágrafo) é constitu­ído por três orações coordenadas cuja ordem reflete a sequência cronológica dos eventos. ( ) No segundo parágrafo, os pronomes ela ("ela se calou"), lhe ("lhe disse"), a ("a acometeu") e você ("você não está louca") remetem ao mesmo referente. ( ) Em "Isso é estranho" (terceiro parágrafo), o pronome demonstrativo retoma "ver". ( ) Em "sabia disso" e "sei disso" (quarto pará­grafo), as duas ocorrências de "disso" estabelecem a mesma referência, sendo, portanto, correferenciais. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: C
5: A