Questões de Concurso Público MPE-SC 2014 para Analista - Biblioteconomia, Reaplicação

Foram encontradas 5 questões

Q793339 Biblioteconomia
O desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) gerou mudanças significativas no contexto das bibliotecas, que há algumas décadas eram constituídas apenas por fichas catalográficas e catálogos manuais. Os avanços tecnológicos trouxeram novas exigências de descrição bibliográfica em virtude do surgimento de recursos digitais. Neste sentido, a International Federation of LibraryAssociations andInstitutions (IFLA) publicou um sucessor do código Anglo-American Cataloguing Rules, Second Edition (AACR2R). Assinale a alternativa que apresenta o nome deste novo código.
Alternativas
Q793340 Biblioteconomia
Segundo o Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2), revisão 2002, analise as afirma­ções abaixo sobre a catalogação descritiva: 1. Na descrição de um livro, quando não é possível identificar a data de publicação, não se registra nenhuma informação na área 4. 2. Na descrição de um livro, se o título principal aparecer na fonte principal de informação, com os sinais de pontuação ... (reticências) ou [ ] (colchetes), substitua-os por — (travessão) e ( ) (parênteses), respectivamente. 3. Na descrição de um recurso eletrônico a área 3 é obrigatória, devendo ser indicado o tipo do recurso eletrônico que está sendo catalogado, utilizando um dos seguintes termos: dados eletrônicos ou programa(s) eletrônico(s) ou dados e programa(s) eletrônico(s). 4. A história bibliográfica de uma publicação periódica (atualmente chamada de recurso contínuo) e de outras relações importantes entre o recurso que está sendo descrito e qualquer outro recurso que o anteceda ou suceda imediatamente, ou que seja publicado simultaneamente, deve ser registrado na área de notas. 5. O International Standard Book Number (ISBN) deve ser indicado na área 7 e obrigatoriamente deve constar da descrição de um livro. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas
Alternativas
Q793341 Biblioteconomia
De acordo com o capítulo 24, do Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2), revisão 2002, o cabeçalho autorizado para o Ministério Público da União (MPU) é:
Alternativas
Q793342 Biblioteconomia
Com base nas regras do capítulo 21, do Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2R), 2. ed. rev., 2002, analise as afirmativas abaixo sobre os pontos de acesso de uma obra: 1. A entrada de uma obra, de uma coletânea de obras, ou excertos de uma ou mais obras de um autor pessoal (ou qualquer reimpressão, reedição, outros, de tais obras), é o cabeçalho estabelecido para essa pessoa. 2. Se uma obra for de autoria desconhecida ou incerta, ou proveniente de uma entidade sem nome, porém tem um tradutor, faça a entrada por este tradutor. 3. Para edições anotadas de textos de leis e de comentários sobre leis, a entrada principal é a jurisdição abrangida pela lei. 4. Se a responsabilidade principal for atribuída a duas ou três pessoas ou entidades, a entrada deve ser sob o cabeçalho estabelecido para a que estiver mencionada em primeiro lugar e secundária, para as outras duas pessoas. 5. Para uma obra que é uma adaptação de texto, a entrada principal deve ser feita sob o cab­eçalho estabelecido para o adaptador. Se o nome do adaptador for desconhecido, deve­-se fazer a entrada pelo título. Também deve­-se fazer uma entrada secundária de nome-título para a obra original. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q793366 Biblioteconomia
Com base no capítulo 21, do Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2), revisão 2002, assinale a alternativa que apresenta o cabeçalho de entrada para a Lei no 11.415, de 15 de dezembro de 2006, que dispõe sobre as Carreiras dos Servidores do Ministério Público da União, fixa os valores de sua remuneração; revoga a Lei no 9.953, de 4 de janeiro de 2000, e a Lei no 10.476, de 27 de junho de 2002, e dá outras providências: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: E
4: C
5: A