Questões de Concurso Público Prefeitura de São Bernardino - SC 2023 para Auxiliar Administrativo
Foram encontradas 20 questões
Ano: 2023
Banca:
Fênix Concursos
Órgão:
Prefeitura de São Bernardino - SC
Prova:
Fênix Concursos - 2023 - Prefeitura de São Bernardino - SC - Auxiliar Administrativo |
Q2133997
Português
Texto associado
Na Palma da Mão sintetiza em seu vilão os problemas de viver uma vida
online
Estreante na direção, Kim Tae-joon demonstra dificuldade para transformar
mensagem em imagem.
Na Palma da Mão é um filme perdido no meio do caminho. Em algum
momento, o diretor estreante Kim Tae-joon tem em mãos um antagonista
muito promissor. Frio, inteligente, cruel e capaz de fazer horrores sem emitir
uma sílaba. Logo esse vilão se revela como um fetichista, enfeitiçado pelo
próprio modus operandi e disposto a se divertir com suas vítimas até enjoar. É
nesse vilão que reside a alma do filme, mas todo o entorno não é capaz de
acompanhar o nível do personagem.
É como se o hacker-serial-killer fosse uma resposta do mundo para a
doentia relação da humanidade com redes sociais. Como se ele fosse uma
figura moldada exatamente para reagir de forma aterrorizante a todas as
nossas dificuldades de articular uma vida offline em tempos de Instagram e
Twitter.
Se essa proposta soa interessante, infelizmente, a protagonista, seus
amigos e familiares e os policiais responsáveis pela investigação pouco ajudam
no desenvolvimento das ideias e, principalmente, dos gêneros. Em alguns
momentos, Na Palma da Mão parece um exercício de retrato de arquétipos do
terror, mas pouco propõe com esses arquétipos. As relações familiares e
profissionais da obra existem para gerar alguma tensão aqui e ali, mas pouco
se relacionam com o sociopata que monopoliza os holofotes da trama.
Um ponto peculiar é que nunca testemunhamos os atos torpes e violentos,
o que é interessante por não abraçar a violência como caminho fácil, mas que,
aqui, acaba por fazer com que o espectador não sinta uma ameaça real em
torno da protagonista até os momentos derradeiros do filme. Kim Tae-joon não
faz cerimônia e elimina também qualquer suspense de sua narrativa,
apresentando um longa bastante direto em seu impacto. De antemão, já
sabemos quem é o vilão e quem é a mocinha e como tudo se desenrolará, mas
praticamente nenhuma nuance é desenvolvida a partir disso.
As tensões são sempre simplificadas, e se de positivo podemos enaltecer a
atuação de Yim Si-wan, que se diverte como o vilão (não tão) sádico que
interpreta, de negativo há de se destacar a falta de um trabalho mais apurado
como cinema para que as pequenas tensões se juntem em um grande evento.
Todo o enorme clímax do filme existe como um evento autossuficiente, isolado
em si: uma típica situação de sequestro e resgate que pouco se amarra com as
discussões previamente propostas.
Ao negligenciar os mistérios e tensões, Na Palma da Mão termina por
demonstrar mais interesse de seu diretor em discutir a fragilidade de uma vida
construída a partir da nossa relação com a internet e, mais especificamente,
as redes sociais. Isso, porém, pouco se reflete na narrativa, já que quase tudo
de relevante no filme acontece offline em momentos um tanto quanto genéricos
de suspense, drama e terror. Falta associar mais a vida online com os
problemas de privacidade, segurança e saúde mental propostos pelo filme.
É o caso clássico de um filme que acredita ter uma “mensagem” tão edificante,
que se esquece de que ela precisa existir em um… Filme; precisa articular
essas ideias cinematograficamente, com seus enquadramentos, iluminação, montagem, som… Enfim, com os meios que são utilizados apenas para que o
roteiro seja seguido, e não para propor imagens que desenvolvam o tom do
filme como um todo, que existe apenas em seu bom antagonista.
FIORE, Matheus. Na Palma da Mão sintetiza em seu vilão os problemas de viver
uma vida online. Omelete, 25 de fevereiro de 2023. Disponível em:
https://www.omelete.com.br/. Acesso em: 08 mar. 2023.
Com base nas características desse texto, percebe-se que ele pertence ao
gênero:
Ano: 2023
Banca:
Fênix Concursos
Órgão:
Prefeitura de São Bernardino - SC
Prova:
Fênix Concursos - 2023 - Prefeitura de São Bernardino - SC - Auxiliar Administrativo |
Q2133998
Português
Texto associado
Na Palma da Mão sintetiza em seu vilão os problemas de viver uma vida
online
Estreante na direção, Kim Tae-joon demonstra dificuldade para transformar
mensagem em imagem.
Na Palma da Mão é um filme perdido no meio do caminho. Em algum
momento, o diretor estreante Kim Tae-joon tem em mãos um antagonista
muito promissor. Frio, inteligente, cruel e capaz de fazer horrores sem emitir
uma sílaba. Logo esse vilão se revela como um fetichista, enfeitiçado pelo
próprio modus operandi e disposto a se divertir com suas vítimas até enjoar. É
nesse vilão que reside a alma do filme, mas todo o entorno não é capaz de
acompanhar o nível do personagem.
É como se o hacker-serial-killer fosse uma resposta do mundo para a
doentia relação da humanidade com redes sociais. Como se ele fosse uma
figura moldada exatamente para reagir de forma aterrorizante a todas as
nossas dificuldades de articular uma vida offline em tempos de Instagram e
Twitter.
Se essa proposta soa interessante, infelizmente, a protagonista, seus
amigos e familiares e os policiais responsáveis pela investigação pouco ajudam
no desenvolvimento das ideias e, principalmente, dos gêneros. Em alguns
momentos, Na Palma da Mão parece um exercício de retrato de arquétipos do
terror, mas pouco propõe com esses arquétipos. As relações familiares e
profissionais da obra existem para gerar alguma tensão aqui e ali, mas pouco
se relacionam com o sociopata que monopoliza os holofotes da trama.
Um ponto peculiar é que nunca testemunhamos os atos torpes e violentos,
o que é interessante por não abraçar a violência como caminho fácil, mas que,
aqui, acaba por fazer com que o espectador não sinta uma ameaça real em
torno da protagonista até os momentos derradeiros do filme. Kim Tae-joon não
faz cerimônia e elimina também qualquer suspense de sua narrativa,
apresentando um longa bastante direto em seu impacto. De antemão, já
sabemos quem é o vilão e quem é a mocinha e como tudo se desenrolará, mas
praticamente nenhuma nuance é desenvolvida a partir disso.
As tensões são sempre simplificadas, e se de positivo podemos enaltecer a
atuação de Yim Si-wan, que se diverte como o vilão (não tão) sádico que
interpreta, de negativo há de se destacar a falta de um trabalho mais apurado
como cinema para que as pequenas tensões se juntem em um grande evento.
Todo o enorme clímax do filme existe como um evento autossuficiente, isolado
em si: uma típica situação de sequestro e resgate que pouco se amarra com as
discussões previamente propostas.
Ao negligenciar os mistérios e tensões, Na Palma da Mão termina por
demonstrar mais interesse de seu diretor em discutir a fragilidade de uma vida
construída a partir da nossa relação com a internet e, mais especificamente,
as redes sociais. Isso, porém, pouco se reflete na narrativa, já que quase tudo
de relevante no filme acontece offline em momentos um tanto quanto genéricos
de suspense, drama e terror. Falta associar mais a vida online com os
problemas de privacidade, segurança e saúde mental propostos pelo filme.
É o caso clássico de um filme que acredita ter uma “mensagem” tão edificante,
que se esquece de que ela precisa existir em um… Filme; precisa articular
essas ideias cinematograficamente, com seus enquadramentos, iluminação, montagem, som… Enfim, com os meios que são utilizados apenas para que o
roteiro seja seguido, e não para propor imagens que desenvolvam o tom do
filme como um todo, que existe apenas em seu bom antagonista.
FIORE, Matheus. Na Palma da Mão sintetiza em seu vilão os problemas de viver
uma vida online. Omelete, 25 de fevereiro de 2023. Disponível em:
https://www.omelete.com.br/. Acesso em: 08 mar. 2023.
O tipo textual predominante no texto apresentado é o:
Ano: 2023
Banca:
Fênix Concursos
Órgão:
Prefeitura de São Bernardino - SC
Prova:
Fênix Concursos - 2023 - Prefeitura de São Bernardino - SC - Auxiliar Administrativo |
Q2133999
Português
Texto associado
Na Palma da Mão sintetiza em seu vilão os problemas de viver uma vida
online
Estreante na direção, Kim Tae-joon demonstra dificuldade para transformar
mensagem em imagem.
Na Palma da Mão é um filme perdido no meio do caminho. Em algum
momento, o diretor estreante Kim Tae-joon tem em mãos um antagonista
muito promissor. Frio, inteligente, cruel e capaz de fazer horrores sem emitir
uma sílaba. Logo esse vilão se revela como um fetichista, enfeitiçado pelo
próprio modus operandi e disposto a se divertir com suas vítimas até enjoar. É
nesse vilão que reside a alma do filme, mas todo o entorno não é capaz de
acompanhar o nível do personagem.
É como se o hacker-serial-killer fosse uma resposta do mundo para a
doentia relação da humanidade com redes sociais. Como se ele fosse uma
figura moldada exatamente para reagir de forma aterrorizante a todas as
nossas dificuldades de articular uma vida offline em tempos de Instagram e
Twitter.
Se essa proposta soa interessante, infelizmente, a protagonista, seus
amigos e familiares e os policiais responsáveis pela investigação pouco ajudam
no desenvolvimento das ideias e, principalmente, dos gêneros. Em alguns
momentos, Na Palma da Mão parece um exercício de retrato de arquétipos do
terror, mas pouco propõe com esses arquétipos. As relações familiares e
profissionais da obra existem para gerar alguma tensão aqui e ali, mas pouco
se relacionam com o sociopata que monopoliza os holofotes da trama.
Um ponto peculiar é que nunca testemunhamos os atos torpes e violentos,
o que é interessante por não abraçar a violência como caminho fácil, mas que,
aqui, acaba por fazer com que o espectador não sinta uma ameaça real em
torno da protagonista até os momentos derradeiros do filme. Kim Tae-joon não
faz cerimônia e elimina também qualquer suspense de sua narrativa,
apresentando um longa bastante direto em seu impacto. De antemão, já
sabemos quem é o vilão e quem é a mocinha e como tudo se desenrolará, mas
praticamente nenhuma nuance é desenvolvida a partir disso.
As tensões são sempre simplificadas, e se de positivo podemos enaltecer a
atuação de Yim Si-wan, que se diverte como o vilão (não tão) sádico que
interpreta, de negativo há de se destacar a falta de um trabalho mais apurado
como cinema para que as pequenas tensões se juntem em um grande evento.
Todo o enorme clímax do filme existe como um evento autossuficiente, isolado
em si: uma típica situação de sequestro e resgate que pouco se amarra com as
discussões previamente propostas.
Ao negligenciar os mistérios e tensões, Na Palma da Mão termina por
demonstrar mais interesse de seu diretor em discutir a fragilidade de uma vida
construída a partir da nossa relação com a internet e, mais especificamente,
as redes sociais. Isso, porém, pouco se reflete na narrativa, já que quase tudo
de relevante no filme acontece offline em momentos um tanto quanto genéricos
de suspense, drama e terror. Falta associar mais a vida online com os
problemas de privacidade, segurança e saúde mental propostos pelo filme.
É o caso clássico de um filme que acredita ter uma “mensagem” tão edificante,
que se esquece de que ela precisa existir em um… Filme; precisa articular
essas ideias cinematograficamente, com seus enquadramentos, iluminação, montagem, som… Enfim, com os meios que são utilizados apenas para que o
roteiro seja seguido, e não para propor imagens que desenvolvam o tom do
filme como um todo, que existe apenas em seu bom antagonista.
FIORE, Matheus. Na Palma da Mão sintetiza em seu vilão os problemas de viver
uma vida online. Omelete, 25 de fevereiro de 2023. Disponível em:
https://www.omelete.com.br/. Acesso em: 08 mar. 2023.
A expressão “De antemão” (4º parágrafo) significa, no contexto em que ela
foi empregada:
Ano: 2023
Banca:
Fênix Concursos
Órgão:
Prefeitura de São Bernardino - SC
Prova:
Fênix Concursos - 2023 - Prefeitura de São Bernardino - SC - Auxiliar Administrativo |
Q2134000
Português
No trecho a seguir, há uma palavra cuja formação se baseia no processo
de composição. Assinale a alternativa que identifica corretamente essa palavra.
“Um tutor se diverte com seu vira-lata em um parque, ambos dando voltas em torno de uma árvore. Nessa cena corriqueira do cotidiano, está embutido um teorema de consequências profundas e importantes para a matemática. Mais: ele pode ser entendido só com palavras, sem qualquer cálculo.” MORICONI, Marco. Teorema do passeio. Ciência Hoje, novembro de 2022. Disponível em: https://www.cienciahoje.org.br/artigo/teorema-do-passeio/. Acesso em: 06 mar. 2023.
“Um tutor se diverte com seu vira-lata em um parque, ambos dando voltas em torno de uma árvore. Nessa cena corriqueira do cotidiano, está embutido um teorema de consequências profundas e importantes para a matemática. Mais: ele pode ser entendido só com palavras, sem qualquer cálculo.” MORICONI, Marco. Teorema do passeio. Ciência Hoje, novembro de 2022. Disponível em: https://www.cienciahoje.org.br/artigo/teorema-do-passeio/. Acesso em: 06 mar. 2023.
Ano: 2023
Banca:
Fênix Concursos
Órgão:
Prefeitura de São Bernardino - SC
Prova:
Fênix Concursos - 2023 - Prefeitura de São Bernardino - SC - Auxiliar Administrativo |
Q2134001
Português
Segundo o Novo Acordo Ortográfico da língua portuguesa, perderam o
acento gráfico as seguintes palavras: