Questões de Concurso Público Prefeitura de Curitiba - PR 2025 para Residência Multiprofissional - Odontologia em Saúde da Família
Foram encontradas 18 questões
( ) A experiência de cárie, avaliada pelo índice CPO-D, apresentou redução significativa entre adolescentes de 15 a 19 anos em comparação à última edição da pesquisa (SB Brasil 2010).
( ) Entre os idosos de 65 a 74 anos, apenas 37% necessitam de prótese dentária, indicando baixo impacto da perda dentária nessa faixa etária.
( ) Cerca de metade da população com 12 anos de idade (51,2%) apresentou necessidade de atendimento de urgência para manutenção da saúde bucal.
( ) A proporção de crianças livres de cárie aumentou de 46,6% em 2010 para 53,17% em 2023, representando uma melhora de aproximadamente 6,6 pontos percentuais.
( ) Somente 36,27% da população idosa (entre 65 e 74 anos) apresentam pelo menos um dente natural em boca.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I. A Atenção Básica é a porta de entrada prioritária para o sistema de saúde bucal, com foco nas ações de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento inicial das doenças bucais.
II. A Atenção Especializada atua exclusivamente no atendimento curativo, sem envolvimento em ações educativas, preventivas ou na articulação com a Atenção Básica.
III. A integralidade do cuidado em saúde bucal depende da coordenação e integração entre os serviços da Atenção Básica e Especializada, possibilitando a continuidade do cuidado e a resolutividade das ações.
IV. A vigilância em saúde bucal, incluindo a epidemiologia e monitoramento dos agravos bucais, é uma atribuição compartilhada entre os diferentes níveis de atenção do SUS.
V. O atendimento odontológico de urgência deve ser realizado exclusivamente na Atenção Básica, não cabendo aos demais modelos de atenção bucal essa função.
Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmações CORRETAS: