Questões de Concurso Público SEHAC - RJ 2019 para Médico Cirurgião Oncologista

Foram encontradas 19 questões

Q1661454 Medicina
Paciente de 40 anos, do sexo feminino, em acompanhamento no ambulatório de endocrinologia e de gastroenterologia, refere aparecimento de diarreia crônica e emagrecimento há cerca de 6 meses. Apesar de diversos exames já realizados, não se identificou a causa da diarreia até o momento. Ao exame físico, nota-se a presença de nódulo cervical anterior, endurecido e aderido a planos profundos. Não foi realizada a punção do nódulo, mas foi realizada a ultrassonografia cervical com dolpplerfluxometria, que indicou a presença de nódulo tireoidiano, localizado no polo superior do lobo esquerdo, com 2,2 cm de maior diâmetro, Chammas IV e com microcalcificações na periferia, além de adenopatia suspeita em cadeia cervical central. Levando em consideração o quadro acima, a histologia mais provável do tumor tireoidiano é:
Alternativas
Q1661455 Medicina
Paciente de 56 anos, do sexo masculino, deu entrada no ambulatório de cirurgia oncológica referindo aparecimento de disfagia e emagrecimento importante (acima de 10% do peso corporal). Relata que parou de fumar há cerca de 5 anos e é etilista social de destilados. Trouxe uma esofagograma contrastado, realizado em outra unidade, que relevou afilamento da porção final do esôfago, ao nível da junção esôfago-gástrica. Neste contexto, o primeiro exame a ser solicitado é:
Alternativas
Q1661456 Medicina
Dentre as síndromes paraneoplásicas listadas abaixo, a correlação é VERDADEIRA na:
Alternativas
Q1661457 Medicina
Idoso, deu entrada no setor de emergência queixando-se de dor abdominal de forte intensidade, de início súbito, há cerca de 12 horas. Ao exame físico notava-se abdome em tábua. Foi realizada rotina radiológica de abdome agudo que evidenciou pneumoperitoneo volumoso. Durante a laparotomia exploradora foi identificada ulceração gástrica perfurada, pré-pilórca (em contato com o piloro), medindo 4 cm no maior diâmetro e grande contaminação da cavidade abdominal. A melhor conduta no caso apresentado é:
Alternativas
Q1661459 Medicina
Durante a mobilização do lobo direito do fígado para a realização de uma hepatectomia direita como tratamento de um colangiocarcinoma intrahepático, é necessária ligadura de uma série de pequenas veias que conectam a veia cava inferior retrohepática ao lobo direto do fígado. Estas são chamadas de veias de:
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: D
4: A
5: D