Questões de Concurso Público Prefeitura de Contagem - MG 2025 para Agente de Educação Infantil
Foram encontradas 10 questões

I – Reafirma-se, nessa reescritura de “A cigarra e a formiga”, ainda que com palavras diferentes, uma reaproximação fiel da obra original do fabulista Esopo.
II – Busca-se dar uma nova forma ao texto original, revivendo e recriando a fábula da tradição oral e fazendo emergir dela um novo olhar e um novo sentido.
III – Percebe-se, desde o título, uma tentativa de atualização do texto-fonte, com um reforço da moral da história clássica, repetindo-se o ensinamento transmitido ao leitor daquela época.
IV – Observa-se o deslocamento da ideia central da fábula, com a inversão de sentido, introduzindo-se uma leitura crítico-reflexiva feita pelo narrador em primeira pessoa.
Está correto apenas o que se afirma em


O primeiro parágrafo do texto apresenta uma construção textual pertencente ao tipo __________, no qual predomina a função __________ da linguagem, entre outros aspectos pelo uso de verbos em primeira pessoa. Com ele, um dos propósitos da autora é o de iniciar seu relato com um/uma __________ que fará acerca de conhecido e famoso clássico da literatura infantil, citando, inclusive, seu autor.
A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é:

A frase transcrita do texto que sintetiza a ideia projetada na criação do termo mesclado em destaque é:

TEXTO I
“Alegre, livre e tocando viola no alto de um cogumelo, uma cigarra com cabelo de astro da jovem guarda ilustrava o mais raso dos pratos. Durante todas as refeições da minha infância, recebeu olhares de reprovação por parte de uma formiga seríssima que estava desenhada com uniforme de operária.”
TEXTO II
Disponível em: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=915884696562582&id=100044231809470&set=a.575462900604765. +
( ) Em “... uma cigarra com cabelo de astro da jovem guarda ilustrava o mais raso dos pratos” (Texto I), o sujeito é composto.
( ) No primeiro quadrinho do Texto II, o período é composto por coordenação devido à presença das conjunções “que” e “e”.
( ) No Texto I, a oração “que estava desenhada com uniforme de operária.”, introduzida pelo pronome relativo “que”, é chamada de adjetiva.
( ) No período “A cigarra é uma artista.” (Texto II), o adjetivo “artista” exemplifica um predicativo, pois exprime um atributo do termo “cigarra”.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é:

A respeito desses recursos, avalie as informações a seguir.
I – O substantivo “frase” é o referente do termo destacado na passagem textual “... eu catava a frase que só reaparecia quando eu já havia comido tudo, feito uma boa menina.”.
II – O uso do acento indicativo de crase no trecho “que apaziguariam a criança angustiada que fui...” é de rigor, pois o verbo “apaziguar”, no sentido de “acalmar”, é regido pela preposição “a”.
III – A coesão textual na frase “E chorava lágrimas grossas, que inundavam meus ‘chambinhos’ e ‘danoninhos’ existenciais.” é construída por palavras no diminutivo que indicam progressividade.
Está correto apenas o que se afirma em

De lá para cá, uma existência inteira fazendo planos e pés-de-meia. Tentando equilibrar novos pratinhos – prazer, dever, culpa, família, horas extras e pernas para cima – com alguma sanidade, igual a qualquer adulto.
Até que numa madrugada insone, fazendo higiene mental em sites de leilão online, tive meu maior insight "psicocacarequeiro": achei o conjunto completo.
Contendo as peças que faltavam e que eu nunca soube que sequer existiam.
Nesse sentido, é correto afirmar que



TEXTO I
“Na cumbuca de sobremesa, feito a cereja dessa lição de caráter e força de vontade, uma imagem que frequentou pesadelos e lanches da tarde.”
TEXTO II
Disponível em: https://pigarts.blogspot.com/2014/11/turma-do-xaxado-antonio-cedraz.html
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma acerca da concordância e da regência verbais.
( ) No último quadrinho da tira, os verbos “abrir” e “virar” apresentam a mesma regência.
( ) No Texto I, o verbo “frequentar” deve ficar no plural para concordar com “pesadelos e lanches”.
( ) No segundo quadrinho da tira, há desvio da norma-padrão no uso da regência do verbo “estocar”.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é: