Questões de Concurso Público IF-BA 2022 para Técnico de Laboratório/Biologia

Foram encontradas 11 questões

Q4080102 Biologia

O laboratório de pesquisa em virologia da Universidade Estadual de Feira de Santana fez um estudo relacionado à descoberta de novos genomas virais. Após o isolamento dos vírus, seus materiais genéticos foram extraídos e submetidos ao sequenciamento para determinação da composição de nucleotídeos de cada um deles. Os resultados do sequenciamento estão descritos, resumidamente, a seguir:



Vírus 1: 25% A, 33% T, 24% G e 18% C.


Vírus 2: 29% A, 29% U, 21% G e 21% C.


Vírus 3: 22% A, 22% T, 28% G e 28% C.


Vírus 4: 35% A, 15% U, 35% G e 15% C.



Com base nesses achados e considerando-se as regras de Chargaff, complete as lacunas da frase a seguir.



Está correto afirmar que o vírus _____ representa _____ de fita _____.



A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é

Alternativas
Q4080103 Biologia

Preencha corretamente as lacunas do texto a seguir sobre o processo de desnaturação do ácido desoxirribonucleico (DNA).



A desnaturação do DNA é o processo através do qual o ácido desoxirribonucleico de dupla cadeia se desenrola e se separa em duas cadeias simples, através da quebra das ligações de _____________ entre as _____________, presentes na sua estrutura molecular. Assim, _____________ temperaturas ou pH podem ser os responsáveis de este processo. O mesmo também pode ser usado para avaliar a proporção de _____________ da amostra devido ao número de ligações entre as bases ser _____________ que o número de ligações entre as bases _____________.



A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é

Alternativas
Q4080104 Biologia

Pesquisas realizadas por geneticistas da União Europeia estudaram diversas famílias que apresentavam casos de uma doença autossômica recessiva (AR), a talassemia, que é um grupo de anemias hemolíticas hereditárias microcíticas caracterizadas por defeito na síntese da hemoglobina. Uma das famílias estudadas na pesquisa revelou que um, dos dois filhos do casal, apresentou rasgos (no esfregaço sanguíneo) de talassemia maior.



Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre as talassemias e a família em questão.



( ) O pai é homozigoto e a mãe heterozigota.


( ) A criança com talassemia maior é homozigota.


( ) Dos progenitores, apenas a mãe é heterozigota.


( ) Tanto a mãe como o pai das crianças são heterozigotos para o alelo da B-globina.


( ) Os outros filhos do casal que não manifestam rasgos de talassemia no esfregaço ou não têm a mutação ou são heterozigotos.



De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Alternativas
Q4080105 Biologia

No final dos anos 1960 um evento importante no desenvolvimento dos métodos de genética molecular foi a descoberta das enzimas de restrição, também chamadas de endonucleases de restrição, as quais reconhecem e fazem cortes de fita dupla no DNA em sequências de nucleotídeos especificas. Essas enzimas são produzidas naturalmente pelas bactérias e usadas na defesa contra vírus. Uma bactéria protege seu próprio DNA de uma enzima de restrição ao modificar a sequência de reconhecimento, em geral ao adicionar grupos metila a seu DNA.


Fonte: GRIFFITHS, A.J.F.; LEWONTIN, R.C.; S.B.; WESSLER, S.R. Introdução à genética. 9. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2009, 740 p.



Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre as enzimas de restrição.



( ) Alvos das enzimas de restrição podem estar presentes em moléculas de DNA derivadas de vírus, bactérias, insetos ou humanos, inclusive.


( ) São enzimas muito importantes e muito utilizadas no processo de replicação que é mimetizado no laboratório na técnica de PCR.


( ) Uma enzima de restrição que reconhece uma sequência de quatro bases cortaria em teoria um grande fragmento de DNA a cada 256 pb.


( ) A maioria das sequências reconhecidas pelas enzimas de restrição tem 4 a 8 pares de bases de comprimento e reconhecem sequências palindrômicas – sequências que leem o mesmo (de 5′ para 3′) nas duas fitas DNA.


( ) Os mecanismos de corte do DNA, por meio das enzimas de restrição, são realizados através da quebra das ligações fosfodiéster em apenas uma das fitas do DNA, e por forças físicas na outra fita, gerando extremos cegos ou coesivos, dependendo da força de torção do DNA gerada após a ação da enzima.



De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Alternativas
Q4080106 Biologia

A reação em cadeia da polimerase (PCR) possibilita a amplificação de fragmentos curtos de DNA sem a necessidade da clonagem, embora a clonagem ainda seja amplamente usada para amplificar fragmentos maiores de DNA e para outras manipulações de sequências deste material genético.



Considerando-se a técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR) e seus constituintes, associe corretamente o componente da reação à sua respectiva característica/função.



COMPONENTES



1 - DNA


2 - Iniciadores


3 - DNA polimerase


4 - Temperatura (90°C)


5 - Temperatura (72°C)



CARACTERÍSTICAS/FUNÇÕES



( ) extensão da nova fita.


( ) incorporação de dNTPs.


( ) alvo para a síntese da nova fita de DNA.


( ) quebra das ligações do tipo ponte hidrogênio.


( ) sequência de 15-20 nucleotídeos complementares à sequência molde.



A sequência correta dessa associação é

Alternativas
Q4080110 Biologia

A figura a seguir mostra, esquematicamente, uma célula de um organismo diploide, em meiose. 



Imagem associada para resolução da questão



Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre a célula em questão.



( ) A célula está em prófase.


( ) O n representado é igual a 6.


( ) O n representado é igual a 12.


( ) O genótipo representado é Aabb.


( ) A célula representada mostra ser homozigota para o alelo A e heterozigota para o alelo b.



De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Alternativas
Q4080111 Biologia

A figura a seguir mostra, esquematicamente, uma das organelas encontradas em células eucarióticas e que desempenha funções fundamentais para a manutenção da homeostase.



Imagem associada para resolução da questão


Fonte: JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Histologia Básica. 11. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2008, p. 34.



Avalie as seguintes afirmações sobre essa organela citoplasmática.



I – É uma estrutura polarizada.


II – Sua superfície trans recebe as vesículas vindas do retículo endoplasmático.


III – Sua superfície cis origina vesículas que carregam o material para fora da organela.


IV – Em células nervosas, pode ser encontrada sob a forma de pequenos agrupamentos dispersos no citoplasma.


V – Suas cisternas apresentam diferentes enzimas que participam de reações de fosforilação e hidrólise parcial de proteínas.



Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Q4080112 Biologia

A figura a seguir mostra, esquematicamente, o cloroplasto e as reações que ocorrem em seu interior, sendo os números I, II, III e IV reagentes e produtos dessas reações.



Imagem associada para resolução da questão



É correto afirmar que os números II e III podem ser substituídos, respectivamente, por

Alternativas
Q4080113 Biologia

A deriva genética pode ser definida como uma série de eventos aleatórios que podem causar flutuações imprevistas nas frequências alélicas de uma geração para outra nas populações.



Avalie as afirmações feitas sobre a deriva genética.



I - Pode levar alelos deletérios a se tornarem fixos.


II - É praticamente insignificante em populações pequenas.


III - Pode levar à perda de variabilidade genética dentro das populações.



Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Q4080114 Biologia

A tabela a seguir compara características dos três domínios da vida: Bacteria, Archaea e Eukarya. Nela, a ausência da característica é identificada pelo símbolo –, enquanto a presença, pelo símbolo +.



Imagem associada para resolução da questão



O (s) número (s) que pode (m) ser corretamente substituído (s) pelo símbolo + é (são):

Alternativas
Q4080118 Biologia

A figura a seguir mostra uma das etapas da digestão que acontece assim que o alimento chega ao estômago. A presença alimentar estende a parede estomacal e estimula a produção do hormônio I, que estimula a produção de sucos gástricos.




Imagem associada para resolução da questão



Fonte: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015, p. 909.



É correto afirmar que o hormônio I é a

Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: B
4: D
5: A
6: A
7: D
8: B
9: D
10: C
11: B