Questões de Concurso Público IF-BA 2022 para Professor PEBTT - Engenharia de Minas

Foram encontradas 14 questões

Q4114198 Não definido
De acordo com o método de lavra por bancadas, julgue as sentenças a seguir.

I – O minério é recuperado e o estéril é removido e disposto em pilhas nas imediações da cava.
II – É o método mais utilizado em minas onde o corpo de minério é recoberto por um capeamento espesso.
III – As bancadas são desenvolvidas, consecutivamente, de cima para baixo, até atingirem os limites finais dos corpos mineralizados.

Está (ão) correta (s) apenas a (s) sentença (s)
Alternativas
Q4114200 Não definido
De acordo com Yamamoto (2001) “os recursos minerais podem ser subdivididos em dois grupos: econômico e subeconômico”.

São razões pelas quais os recursos podem ser considerados subeconômicos, EXCETO por
Alternativas
Q4114201 Não definido
“A altura dos bancos de lavra, entre outros fatores, é estabelecida com base nas dimensões dos equipamentos de perfuração e desmonte, nas características do maciço e na dimensão dos blocos de lavra”. (CURI, 2014). 

Qual a vantagem para a utilização de bancadas de maior altura em detrimento das de menor altura? 
Alternativas
Q4114202 Não definido
"Pode-se concluir que, para que haja uma mina, é preciso que haja uma jazida; e, para que haja uma jazida, é preciso que haja um minério. Para um melhor entendimento, é praxe dividir os estudos necessários ao planejamento de lavra de minas em três estágios sequenciais e interdependentes denominados, respectivamente, conceitual, preliminar e de viabilidade." (CURI, 2014)

Em relação aos estudos conceitual, preliminar e de viabilidade é correto afirmar que
Alternativas
Q4114204 Não definido
Na mineração subterrânea, uma alternativa para a disposição do estéril movimentado durante o desenvolvimento mineiro é depositá-lo em escavações realizadas previamente e que já não mais serão necessárias para o aproveitamento do corpo mineral.

Dentro desse contexto, qual a afirmação correta relacionada à escolha por esse sistema de disposição?
Alternativas
Q4114205 Não definido
A finalidade principal do sequenciamento de lavra é estabelecer uma estratégia de escavação com frentes em lavra suficientes para atender à produção requerida e para a estacionarização dos parâmetros. Entretanto, será também necessária a remoção de estéril de forma a liberar minério e propiciar espaço para a manutenção do ciclo de operação. (CURI, 2014)

Considerando-se as metodologias para o sequenciamento na lavra de minas a céu aberto, com base na relação estéril/minério (REM), é correto afirmar que
Alternativas
Q4114206 Não definido
Considere o fluxograma de concentração de minério de ferro, composto pelas etapas de preparação e concentração por flotação.

Imagem associada para resolução da questão

Sobre o fluxograma é correto afirmar que o
Alternativas
Q4114207 Não definido
Considere os resultados obtidos a partir de estudos de concentração de minério de manganês em mesa oscilatória, em que foram avaliadas as variáveis granulometria e inclinação transversal do equipamento.

Imagem associada para resolução da questão

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q4114208 Não definido
Em relação à operação de hidrociclonagem, qual a afirmação correta?
Alternativas
Q4114209 Não definido
Em relação aos mecanismos de fratura é correto afirmar que
Alternativas
Q4114210 Não definido
Em relação à separação magnética, é correto afirmar que
Alternativas
Q4114211 Não definido
Em relação à concentração gravítica está correto o que se afirma em
Alternativas
Q4114213 Não definido
Em relação à operação de flotação em coluna é correto o que se afirma em
Alternativas
Q4114214 Não definido
Em relação à etapa de separação sólido-líquido aplicada no tratamento de minérios é correto afirmar que o (a)
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: A
4: B
5: E
6: B
7: E
8: B
9: C
10: C
11: E
12: D
13: C
14: E